Campinas, SP, 2 (AFI) – Dorival Júnior, novo treinador da Seleção Brasileira, surpreendeu jornalistas e torcedores nesta sexta-feira, quando na sede da CBF, no Rio de Janeiro, divulgou sua primeira lista de convocados. Foram 26 nomes, com várias surpresas e uma boa dose de ousadia e personalidade do treinador, na apresentação dos nomes dos atletas que enfrentarão sob seu comando, as seleções da Inglaterra e da Espanha, nos próximos dias 23 e 26 de março, em Wembley, em Londres, e no Santiago Bernabéu, em Madrid.
Ao contrário de Tite e Fernando Diniz, ele não convocou apenas jogadores que atuam no futebol europeu. Também chamou alguns jogadores que atuam em clubes brasileiros e que, de há muito, mereciam esta oportunidade em nossa seleção. Particularmente, gostei muito da lista. E, me parece, a maioria dos jornalistas esportivos brasileiro como eu, também gostou.
Por tabela, também acho que a maioria dos torcedores brasileiros, bateu palmas para esta primeira convocação do ex-técnico do São Paulo. Num acordo com as Federações Inglesa e Espanhola, a CBF conseguiu aumentar de 23 para 26 nomes a lista divulgada pelo técnico brasileiro.
OS CONVOCADOS
Para o gol, foram chamados Bento, do Athlético-PR, Ederson, do Manchester City e Rafael, do São Paulo. Os três são ótimos goleiros e mereceram a convocação. Nada a contestar. Nas laterais os chamados foram: Danilo, da Juventus, Yan Couto, do Girona, Ayrton Lucas, do Flamengo, e Wendell, do Porto. Bons laterais. Mas lembro que Danilo não joga mais nesta posição há muito tempo porque virou zagueiro de área na Juventus. Problema para Dorival resolver.
No miolo de zaga, Beraldo, do PSG, Gabriel Magalhães, do Arsenal, Marquinhos, do PSG, e Murillo, do Palmeiras. Nada a contestar. No meio-campo, André, do Fluminense, Andreas Pereira, do Fulham, Bruno Guimarães, do Newcastle, Casemiro, do Manchester United, Douglas Luiz, do Aston Villa, João Gomes, do Everton, Luiz Paquetá, do West Ham, e Pablo Maia, do São Paulo.
Para o ataque foram chamados, Endrick, do Palmeiras, Martinelli, do Arsenal, Raphinha, do Barcelona, Rodrigo, do Real Madrid, Savinho, do Girona, Richarlyson, do Tottenham, e Vinicius Junior, do Real Madrid. Como se percebe, uma boa lista de convocados com sobra de opções para Dorival Júnior trabalhar.
ALGUNS NOMES NÃO AGRADAM
Sempre que um treinador apresenta sua lista de convocados, tenho por norma respeitar os nomes que ali estão. Mas eu não chamaria mais o lateral Danilo, que foi chamado muitas vezes e nunca se firmou como titular da lateral direita da seleção. No meio campo também não chamaria Casemiro, que está totalmente fora de forma.
No ataque acho errado insistir com Rafinha, do Barcelona, que nunca jogou bem pela seleção. Outro jogador que eu não chamaria é Richarlyson, do Tottenham. Ele já cansou de ser testado na seleção e nunca mostrou futebol para estar lá.. É muito limitado.
A delegação brasileira viaja para Londres no dia 21. O Brasil joga no dia 23 às 16 horas, em Wembley. No dia seguinte vai para a Espanha, onde joga dia 26, às 17h30. Como chefe da delegação foi convidada Leila Pereira, atual presidente do Palmeiras. Depois deste rápido giro, a Seleção só volta a jogar pelas Eliminatórias da Copa, em setembro.
Dorival Júnior disse que ainda não tem um time titular, mas acredita que a falta de entrosamento não será problema, porque os atletas que convocou são de excelente nível e sabem jogar coletivamente. Dos convocados, Marquinhos, do PSG, e Richarlyson, do Tottenham, estão machucados. Dorival garante que sua comissão técnica entrou em contato com os dois clubes que garantiram que os dois atletas estarão recuperados antes dos dois amistosos que o Brasil fará na Europa.
Confira também: