Campinas, SP, 12 (AFI) – A briga pelos direitos de TV do Campeonato Brasileiro a partir de 2025 continua. Incomodados com a falta de prestígio dentro da Libra, grupo liderado por Flamengo e Palmeiras, que tem como principal objetivo estabelecer uma liga com padrões internacionais de organização e gestão no futebol brasileiro, quatro clubes paulistas do interior, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, resolveram deixar a associação.
São eles: Ituano, Mirassol, Novorizontino e Ponte Preta. A decisão foi tomada na última quinta-feira (11) e principal motivo foi o contrato de exclusividade fechado pela Libra com a Globo, que na visão dos clubes prejudica os times de menor torcida, que é o caso dos quatro.
Com isso, o quarteto, ao lado do Botafogo-SP, que ainda não tinha ingressado para nenhuma das duas ligas, fecharam com a Liga Forte União, que é uma associação formada pelo clubes que se o posicionaram à proposta da Libra e tem como objetivo dividir os direitos de transmissão de forma mais igualitária entre os clubes. Para isso, o grupo está procurando TVs abertas e plataformas digitas, ainda sem nenhuma confirmação.
Atualmente, a Liga Forte União conta com Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO Botafogo, Goiás, Fortaleza, América-MG, Cuiabá, Criciúma e Juventude, que disputam a Série A. Amética-MG, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Goiás, Operário-PR, Sport, Vila Nova e agora os cinco paulistas, da Série B. E, por fim, CSA, Figueirense, Londrina, Náutico e Tombense, da Série C.
Do outro lado, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Atlético Mineiro, Red Bull Bragantino, Bahia e Vitória fazem parte da Libra, assim como Guarani e Sampaio Corrêa, da Série B. O Corinthians, é o único clube que ainda não decidiciu seu lado.
INFLAÇÃO PODE MUDAR TUDO
Outro argumento usado pelos times paulistas para deixaram a Libra foi que o contrato fechado com a Globo, foi melhor para a emissora do que para os clubes. Isso porque, há uma cláusula contratual, no qual permite que o contrato seja rompido a partir de 2027 pela emissora, caso a inflação no país supere 15%.
Atualmente, o acordo que a Globo tem com os clubes foi feito de maneira individual e é reajustado anualmente, mas termina no final de 2024. O vínculo assinado entre a Libra e a emissora é válido para as transmissões do Campeonato Brasileiro de 2025 – 2029.