Maceió, AL, 05 (AFI) – Alagoas pode ter um campeão da Copa do Nordeste pela primeira vez na história. Nesta quarta-feira, às 21h30, o CRB entra em campo para enfrentar o Fortaleza no primeiro jogo da grande decisão. Esta é a primeira vez do Galo na final do torneio.
Quem chegou mais perto de conquistar o título para Alagoas foi o ASA, em 2013. Na ocasião, acabou perdendo os dois jogos para o Campinense (2 a 1 e 2 a 0).
Se formos um pouco mais longe na história, em 1994, na primeira edição do torneio, o próprio CRB chegou na decisão e perdeu para o Sport nos pênaltis. Na ocasião, a final era jogo único, e os times empataram por 0 a 0 no tempo normal. Naquela edição, o Cruzeiro-AL ficou em quarto.
Em 2010, o CSA terminou o torneio em terceiro. A final foi entre Vitória e Fluminense de Feira. O time rubro-negro acabou sendo campeão por dois resultados iguais (1 a 1 e 0 a 0).
Entre os Estados, a Bahia é a maior vencedora, com oito conquistas, sendo quatro do Bahia e quatro do Vitória. O Ceará vem logo atrás, com cinco, seguido por Pernambuco com quatro.
Confira os títulos por Estado:
Bahia – 8 títulos
Ceará – 5 títulos
Pernambuco – 4 títulos
Paraíba – 1 título
Rio Grande do Norte – 1 título
Maranhão – 1 título
Veja os maiores campeões do torneio:
Bahia e Vitória – 4 títulos
Sport e Ceará – 3 títulos
Fortaleza – 2 títulos
Campinense, Santa Cruz, América-RN e Sampaio Corrêa – 1 títulos
Confira também: