Se havia alguma dúvida sobre a briga do Fortaleza pelo título da Série A em 2024, ela se dissipou neste sábado (17/8), na vitória por 2 a 1, sobre o Bragantino fora de casa. O discurso é aquele: “Jogo a jogo, passo a passo”. Para Vojvoda, o próximo duelo é sempre o mais importante. No jeito contido de ser, ninguém vê euforia do técnico. O que só torna mais valioso o que o clube cearense vem fazendo nesta temporada, ao completar 45 pontos ainda na 23ª rodada e com um jogo a menos (contra o Internacional, devido às enchentes no Rio Grande do Sul). Será o sétimo ano consecutivo na Série A nos pontos corridos, recorde para o Nordeste.
Nenhum time nordestino chegou à liderança em alguma rodada no segundo turno de edições do Brasileirão dos pontos corridos. A rodada mais avançada que algum time nordestino alcançou a liderança foi a 10ª, com o Sport, em 2015. Os dados são do Espião Estatístico. Porém essas classificações são registradas apenas ao fim das rodadas e quando elas estão completas. Ou seja, a liderança na 23ª rodada só será uma realidade após a realização dos jogos adiados.
O Fortaleza tem nove jogos de invencibilidade na Série A, com oito vitórias no período. E conquistou mais um triunfo com gols de Pochettino e Breno Lopes, ao entrar no segundo tempo. Assistência para o gol do meia veio de Kayzer. Assim, Breno e Kayzer mostram a importância que têm na equipe, mesmo tendo chegado no decorrer da competição. Fisgaram a confiança de Vojvoda e não decepcionam.
Pochettino marca
O Fortaleza foi agressivo desde o início. Moisés arriscou para fora e depois chegou a marcar, mas em impedimento. Thiago Borbas teve uma grande chance, mas parou em João Ricardo. O time de Vojvoda seguiu se impondo e respondeu com Pochettino, Felipe Jonatan, Kuscevic e Kayzer. Mas em todas tentativas o goleiro Fabrício se destacou.
Com tanta pressão, Pochettino marcou, com assistência de Kayzer. O atacante até poderia ter chutado, mas preferiu servir o companheiro de equipe. Durou pouco a vantagem. O mesmo Pochettino cometeu pênalti, que Lincoln converteu. A sensação é de que dava para o Fortaleza ter ido ao intervalo com um placar mais tranquilo, pela quantidade de chances que teve. Depois de um jogo brigado contra o Rosario, o Laion não esmoreceu e teve uma ótima postura ofensiva na primeira etapa.
Breno Lopes garante a liderança provisória
O início do segundo tempo foi mais moroso. Vojvoda estava inquieto à beira do gramado e logo fez as primeiras substituições: Breno Lopes e Machuca substituíram Moisés e Pikachu. João Ricardo salvou quando exigido no chute de Vitinho. O Bragantino era melhor e arriscou também com Chumbinho e Mosquera.
O Fortaleza, porém, usou de uma arma poderosa, que é o contra-ataque. Num passe açucarado, Breno Lopes ficou cara a cara com o goleiro e não decepcionou, para a alegria da torcida presente, que acreditou até o fim.
– É um time que se defende muito bem, e fomos coroados ao final do jogo com um contra-ataque e acabamos fazendo o gol. É uma vitória muito importante, né? A gente almeja coisas grandes na competição. É mais uma vitória fora de casa, uma sequência invicta. Valoriza ainda mais nossa campanha, nossa entrega. É parabenizar o grupo, os torcedores que compareceram, e seguir com os pés no chão. De degrau em degrau a gente vai seguindo – afirmou João Ricardo.
Comparando com o jogo contra o Rosario, pela Sul-Americana, que ocorreu na quarta-feira passada, Vojvoda mudou a equipe: Brítez, Cardona, Bruno Pacheco, Matheus Rossetto, Pedro Augusto, Marinho e Breno Lopes não iniciaram entre os titulares contra o Bragantino. Ainda assim, o time manteve a consistência, a organização e a intensidade.
E é esse um dos segredos do treinador para conseguir essa constância tanto na Série A como na Sul-Americana. Assistindo a essa boa atuação coletiva é que o torcedor do Fortaleza se sente mais seguro e confiante.
Fortaleza encara o Rosario Central na quarta-feira, às 19 horas (de Brasília), no Castelão, pelo jogo de volta das oitavas de final da Sul-Americana. No primeiro jogo, os times empataram em 1 a 1.
No domingo (25), recebe Corinthians, às 16 horas, na Arena Castelão, pela 24ª rodada da Série A./ge
(Foto reprodução)