Porto Alegre, RS, 23 (AFI) – Após as eliminações em outros torneios, o Grêmio agora se concentra apenas no Campeonato Brasileiro para se afastar de vez da zona de rebaixamento. O primeiro jogo com essa realidade será realizado no domingo, às 16h, quando visita o Criciúma no Heriberto Hulse, em Criciúma (SC), pela 24ª rodada.
GRÊMIO
Nas últimas semanas, o Grêmio foi eliminado pelo Corinthians na Copa do Brasil e pelo Fluminense na Libertadores, ambos nos pênaltis. No Brasileirão, após uma reação importante, com quatro vitórias em cinco jogos, voltou a perder na última rodada, para o Bahia, por 2 a 0, em casa.
Com 24 pontos, segue ameaçado pela zona de rebaixamento, embora tenha dois jogos a menos, contra o próprio Criciúma e o Atlético-MG. Como visitante, porém, a reação está de pé. Afinal, está há três jogos invicto, sendo duas vitórias seguidas, contra Athletico-PR, por 2 a 0, e Cuiabá, por 3 a 1.
O técnico Renato Gaúcho deve usar uma formação com dois zagueiros e dar mais chances para os recém-contratados. Monsalve vem tendo boas atuações e Aravena ganhará mais espaço com a saída de Gustavo Nunes, vendido para o Brentford, da Inglaterra, por R$ 74 milhões. Entretanto, esses dois jogadores disputam posições com Cristaldo e Pavon, respectivamente.
A boa notícia fica por conta do retorno de quatro jogadores em relação ao jogo da Libertadores. Rodrigo Ely, que estava suspenso, Edenilson, que não foi inscrito, além de Pepê e Diego Costa, recuperados de problemas físicos.
CRICIÚMA
O Criciúma ligou o sinal de alerta, pois está há dois jogos sem vencer: perdeu para o Fortaleza, fora, por 1 a 0, e empatou com o Vasco, por 2 a 2. O empate, porém, foi com gosto de vitória, já que empatou no finalzinho.
Dentro de casa, está há oito jogos sem perder, mas com apenas três vitórias. A campanha deixa o time com 25 pontos, também com objetivo de se afastar do Z-4. O time tem jogos atrasados com o próprio Grêmio e Red Bull Bragantino.
O técnico Cláudio Tencati terá o retorno importante do lateral-esquerdo Marcelo Hermes, que vem fazendo uma dobradinha com Trauco, jogando mais avançado. Entretanto, isso pode mudar com reforços que chegaram, como o volante Patrick de Paula e o meia Serginho, que também pode atuar no ataque.
O lateral-direito Dudu, que já estreou, e os atacantes Pedro Rocha e Wérik Popó completam a lista de reforços. Por outro lado, o atacante Allano levou o terceiro cartão amarelo e está fora. Matheusinho também é cotado para assumir a vaga.
Tencati elogiou os reforços para a sequência.
“Todos chegaram interessados pelo time, em buscar informações e já estavam no vestiário. Isso é muito importante e tenho certeza que eles terão uma grande participação nesse nosso projeto, que é manter o Criciúma na elite”, projetou.