Por ARIOVALDO IZAC
Campinas, SP, 8 (AFI) – Que situação se enfiaram Guarani e Botafogo, protagonistas de um jogo de luta pela sobrevivência nesta Série B do Brasileiro. Eles participam de confronto atrasado, adiado no final de agosto e remarcado para esta quarta-feira no Estádio Santa Cruz, a partir das 20h, em Ribeirão Preto.
A pontuação de 32 pontos, como primeiro clube dentro do Z-4 (zona de rebaixamento), aumenta a preocupação do Botafogo, pois atingiu o quinto jogo sem vitória, o que lhe obriga a fazer o dever de casa, para que inicie o processo de recuperação.
Situação alarmante é do Guarani, pois não lhe resta outra alternativa senão vencer ou vencer.
Mesmo que vença e atinja os 28 pontos, ainda assim não sai da lanterna e continua ‘respirando por aparelhos’. Obviamente que, caso isso ocorra, vai reduzir a distância da pontuação para os encrencados.
DERROTA, ENGROSSSA DE VEZ
E se ocorrer a pior das hipóteses, que seria a derrota do Guarani? Aí o caldo engrossa de vez.
O bugrino realista sabe que os números estão aí e não mentem jamais, já dizia o saudoso narrador de futebol Pereira Neto.
Se derrapar nesta quarta-feira, além da cruel permanência nos 25 pontos, a verdade é que restarão apenas outros 24 em disputa, com a obrigatoriedade de ganhar mais 20, ou pouco menos que isso.
Aí fica a interrogação: como atingir a marca necessária se o ataque, sem Airton, não incomoda adversários?
DESAFIOS
Na planilha de próximos jogos, até como mandante a tendência é de o Guarani enfrentar dureza. A tabela lhe reserva no caminho o recauchutado CRB, agora nas mãos do treinador Hélio dos Anjos, a partir das 21h da próxima segunda-feira, em Campinas.
E o que pensar do dérbi campineiro, marcado para o domingo subsequente, no Estádio Moisés Lucarelli, com a Ponte Preta ainda precisando do resultado?
Enfrentar clubes que brigam no pelotão de cima, na reta de chegada da competição, igualmente é desafio.
Se em casa o Guarani vai recepcionar o Ceará, na última rodada, que espere o adversário fora do páreo, na ‘briga’ pelo acesso.
Tarefa inglória será enfrentar o Sport Recife na condição de visitante.
E aí, o que projetar?