Itu, SP, 18 (AFI) – Lutando contra o rebaixamento, o Ituano terá mais um duelo de peso na tarde deste sábado (19), quando a partir das 17h encara o Ceará, no Novelli Junior, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com 31 pontos, o Galo de Itu ocupa a vice-lanterna e precisa da vitória para seguir na luta contra a degola. A distância para a Ponte Preta, primeiro time fora do Z4, atualmente é de quatro pontos. Já o Vozão aparece em sétimo lugar, com 48, dois atrás do Mirassol, primeiro time no G4.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
RETROSPECTO
O retrospecto favorece o Galo de Itu, que tem sido um adversário difícil para o Ceará quando jogam em solo paulista. Em quatro partidas disputadas no estádio, o time paulista venceu duas, empatou uma e perdeu apenas uma vez para o adversário cearense. A única vitória do Ceará em Itu aconteceu em 2017, quando o Vozão triunfou por 3 a 2, em jogo válido pela primeira rodada da Série B daquele ano.
No confronto geral entre as duas equipes, o equilíbrio é evidente. Em dez jogos disputados, o Ituano soma três vitórias, enquanto o Ceará conquistou duas, com os outros resultados terminando empatados. No entanto, mesmo com seu bom aproveitamento de 53% em casa, o Ituano não vence o Ceará há mais de um ano. A última vitória do Galo de Itu sobre o Vovô foi no início da temporada passada, quando venceu por 2 a 0.
ITUANO
Após vencer o duelo direto contra o Guarani, o Ituano não teve a mesma sorte em outra batalha contra o rebaixamento. Na última rodada, o Galo acabou derrotado por 1 a 0 pelo Brusque, e precisa voltar a vencer para se recuperar.
Para o duelo contra o Ceará, o técnico Alberto Valentim terá que lidar com algumas baixas em seu elenco. O meio-campista José Aldo está fora após receber o terceiro cartão amarelo na partida contra o Brusque. A expectativa é que Salatiel assuma a vaga no time titular. Além disso, Zé Eduardo, Eduardo Diniz, Zé Carlos e Lipe Gadol também são desfalques confirmados por lesão.
Outros jogadores que precisam ter atenção redobrada, pois estão pendurados e podem desfalcar o time em rodadas futuras são Eduardo Person, Bruno Alves, Rodrigo, Marcinho, Neto Berola e Leozinho estão na lista dos atletas que, com mais um cartão amarelo, terão que cumprir suspensão.
CEARÁ
Já o Ceará voltou a vencer na última rodada quando em casa, superou a Ponte Preta por 1 a 0, e seguiu vivo na luta pelo acesso à elite do futebol brasileiro. Além disso, uma boa notícia para o técnico Léo Condé é o retorno confirmado do zagueiro João Pedro.
Após preocupações iniciais sobre uma possível lesão, que levou à sua substituição durante a partida contra a Ponte Preta, o defensor voltou a treinar sem restrições. As informações indicam que Tchoca apenas sentiu náuseas no último jogo, e não sofreu nenhuma lesão, garantindo assim sua disponibilidade para enfrentar o Ituano.
Além dele, o time não deve ter mudanças em relação à última rodada, e pode ter a mesma base.