Vinícius Júnior não irá comparecer à cerimônia da Bola de Ouro nesta segunda-feira (28/10). O atacante brasileiro, que era tido como favorito pela imprensa espanhola no último mês, não deve ser eleito como melhor jogador do mundo nesta temporada. O mesmo vale para a comitiva do Real Madrid, que permanece na Espanha. Desde 2007, com Kaká, o Brasil não tem um jogador eleito melhor do mundo, em premiação organizada pela France Football.
O estafe de Vini Jr. não confirma a derrota do jogador na premiação de melhor do mundo até o momento, apesar de sua ausência na cerimônia, que acontece no Théâtre du Châtelet, em Paris. Com o brasileiro “fora da disputa”, o espanhol Rodri, do Manchester City, é quem deve ser eleito melhor jogador do mundo nesta segunda-feira. A informação da ausência de Vini Jr. na premiação foi divulgada inicialmente pela RMC Sport, da França, e confirmada pelo Estadão.
Segundo informações do jornal Marca, 50 pessoas, da comitiva do Real Madrid, viajariam à França nesta segunda-feira. O atacante do Real Madrid era tido como favorito há meses, desde a conquista da Champions League – a 15ª do clube merengue. A imprensa espanhola, como o periódico Marca, chegou a cravá-lo como vencedor na disputa ao longo do último mês. Entretanto, o resultado final é diferente daquele que o atacante e o próprio Real esperavam – visto a ausência de ambos na premiação.
Em anos anteriores, a France Football divulgava antes da premiação quem, de fato, seria eleito melhor jogador do mundo. Neste ano, o resultado foi mantido em segredo até o dia da cerimônia, para que não houvesse um esvaziamento do evento, como ocorreu com o The Best neste ano, em que Messi, Haaland e Mbappé – finalistas – não foram a Zurique.
O período de avaliação da France Football considera a temporada 2023/2024 na análise para eleger o melhor jogador do mundo. Na ocasião, Vini anotou 24 gols e deu nove assistências com a camisa do Real Madrid, e foi crucial para as conquistas da Champions League e do Campeonato Espanhol.
O desempenho na Champions League, inclusive, fez com que fosse tido como favorito na disputa ao longo dos últimos meses. A Uefa ainda escolheu o atacante merengue como o melhor jogador da última edição, com seis gols e cinco assistências na 15ª Champions League do Real Madrid. Em 2024, será o primeiro ano que a premiação é realizada em parceria com a Uefa.
Vini Jr. foi sondado pelo futebol da Arábia Saudita no início desta temporada, mas a possibilidade de conquistar a Bola de Ouro foi um dos motivos que o fizeram permanecer no Real Madrid, pelo menos até 2025. Desde que a premiação foi criada, todos os vencedores da Bola de Ouro masculina atuavam na Europa à época da cerimônia, exceto Lionel Messi, que recebeu o troféu quando já defendia o Inter Miami.
Ninguém sabe quem venceu?
“Nenhum jogador nem clube sabiam, nesta segunda à tarde, quem ganhou” a Bola de Ouro, disse à AFP um dos organizadores da cerimônia, que o Real Madrid decidiu boicotar ao pensar que Vini Jr. não vencerá. “Todos os clubes e os jogadores recebem o mesmo tratamento”, acrescentou essa fonte, recordando as estritas regras de confidencialidade para essa edição de 2024.
Fator seleção
O que pode ter pesado, na avaliação dos jornalistas, é o desempenho de Vini Jr. pela seleção brasileira. Na Copa América, o atacante foi criticado por não conseguir levar o Brasil além das quartas de final – da mesma forma que se destaca no Real Madrid. Já Rodri, além de perder apenas um jogo pelo Manchester City na última temporada, conquistou a Eurocopa com a seleção espanhola.
Como funciona a premiação?
Na Bola de Ouro, a France Football seleciona 100 jornalistas, um de cada país do top 100 do ranking da Fifa; a revista envia, na sequência, uma lista com 30 jogadores finalistas ao melhor do mundo. Cada profissional monta seu top 5 ideal, ao passo que o melhor colocado – após somar-se as pontuações por cada posição – é agraciado com a Bola de Ouro.
A lista dos finalistas é formada a partir da redação da France Football e de Luís Figo, embaixador da Uefa no troféu masculino. Os jornalistas de cada país, então, montam seu top 10, que receberão uma determinada pontuação:
- 15 pontos
- 12 pontos
- 10 pontos
- oito pontos
- sete pontos
- cinco pontos
- quatro pontos
- três pontos
- dois pontos
- um ponto
Quem somar mais pontos ao final recebe o prêmio de melhor jogador do mundo. Se houver empate, o atleta que for mais vezes indicado na primeira posição fica à frente na disputa./AE
(Foto reprodução)