Porto Alegre, RS, 17 (AFI) – Já classificado para a fase semifinal, o Grêmio entrou em campo no último sábado (15), na cidade de Erechim, para enfrentar o Ypiranga-RS em jogo válido pela última rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho. A equipe venceu por 1×0, mas o que mais chamou atenção foi a expulsão do lateral-direito João Lucas, que vem repercutindo na mídia esportiva.
O lance mais comentado nas redes sociais foi justamente a expulsão do jogador gremista, que revoltou a todos no clube. O episódio ocorreu aos 25 minutos do primeiro tempo: João Lucas sofreu uma falta por trás de um atleta do Ypiranga e, na queda, acabou atingindo o adversário. O árbitro da partida, Francisco Soares Dias, deveria ter marcado a infração a favor do Grêmio, mas fez o contrário. Chamado pelo VAR, tomou uma decisão surpreendente e expulsou o lateral gremista.
O Premiere, que transmitiu a partida, teve como comentarista o ex-jogador Caio Ribeiro, que analisou a expulsão como um erro grave da arbitragem de Francisco Soares Dias.
“Eu discordo completamente dessa decisão. Discordo do VAR e do árbitro também. Se o pessoal do VAR teve dificuldade para interpretar, era a hora de o juiz de campo assumir a responsabilidade. Não dá para passar a mão na cabeça do árbitro, porque todo mundo errou, e isso compromete totalmente o jogo”, afirmou Caio Ribeiro.
Mesmo com a vitória por 1×0 e a classificação para a semifinal do Campeonato Gaúcho, a expulsão de João Lucas gerou diversas críticas à arbitragem e ao VAR. O lance, que deveria resultar em falta para o Grêmio, foi completamente invertido. Sem sequer um cartão amarelo, o jogador recebeu vermelho direto por um lance que não configurava falta.
O diretor de futebol do clube, Guto Peixoto, também se manifestou:
“O João Lucas sofreu uma falta, uma carga faltosa evidente. Perguntei ao árbitro o que ele tinha visto, e ele respondeu que, quando as pessoas caem, elas não levantam as mãos para proteger o rosto. Mas vamos todos nos derrubar e ver se não vamos proteger o rosto! Foi exatamente esse o movimento que ele fez, de forma totalmente involuntária”, criticou Peixoto.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
AGENDA DO GRÊMIO
O Grêmio volta a campo no sábado (22), na Arena do Grêmio, para a primeira partida da semifinal contra o Juventude pelo Campeonato Gaúcho.