Rio de Janeiro, RJ, 21 (AFI) – Neste fim de semana, acontecerão as últimas partidas da Taça Guanabara, a primeira fase do Campeonato Carioca. A 11ª rodada será decisiva para que sejam conhecidos os semifinalistas (1° ao 4°) e também os classificados para a Taça Rio (5° ao 8°). Com jogos de destaque, incluindo um clássico decisivo, saiba tudo sobre a fase final do estadual.
SÁBADO
Classificado para a próxima fase e dependendo de uma vitória para garantir o título da Taça Guanabara, o Flamengo, líder do torneio, com 20 pontos, recebe o Maricá no Maracanã, às 19h. O Rubro-Negro chega embalado após vencer o Vasco por 2 a 0, enquanto o seu adversário, em nono lugar, com 12 pontos, chega depois de uma derrota por 3 a 1 para a Portuguesa.
DOMINGO
Em quarto lugar, com 14 pontos, o Vasco chega após vencer o União Rondonópolis, pela Copa do Brasil, por 3 a 0. A equipe treinada por Fábio Carille está em quarto lugar, com 14 pontos. O Botafogo, seu próximo adversário, não vive bom momento e encara o clássico depois de perder para o Racing por 2 a 0, pela Recopa Sul-Americana. O time é o sexto colocado, com 13 pontos. O ‘Clássico da Amizade’ será disputado em São Januário, às 18h30.
No mesmo horário do clássico, Fluminense, em quinto lugar, com 14 pontos, enfrenta o Bangu, que tem quatro pontos e já está matematicamente rebaixado para a segunda divisão do estadual. O Maracanã será o palco do confronto. O time comandado por Mano Menezes chega após vencer o Nova Iguaçu por 2 a 0, enquanto o seu adversário perdeu para o Madureira por 3 a 0.
COMO FUNCIONA?
O Campeonato Carioca começa com a Taça Guanabara, onde as 12 equipes duelam entre si, em turno único, e os quatro melhores avançam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta. O primeiro na zona de classificação se torna o campeão da Taça Guanabara.
A final, assim como a fase anterior, também terá dois jogos e definirá o campeão estadual. Os times que ficarem entre a quinta e a oitava colocação se enfrentam pela Taça Rio, torneio disputado em formato de mata-mata.