• Home
  • Colunas
  • Por que Maurício Souza abusou de postura ofensiva ao Guarani?

Por que Maurício Souza abusou de postura ofensiva ao Guarani?

Por ARIOVALDO IZAC

Campinas, SP, 21 (AFI) – Se tem uma coisa que a rodagem no futebol me ensinou foi não acompanhar o sopro do vento.

Quando o Guarani aplicou aquela goleada por 4 a 0 sobre o Água Santa, em Campinas, reconheci méritos da equipe, mas não repassei ilusão ao torcedor bugrino.

Considerei as circunstâncias em que a goleada foi construída, com dois gols iniciais através de chutes de fora da área, tanto do volante Nathan como do atacante João Victor, que conduziram a bola sem marcação, e puderam mirar para aqueles chutes fatais.

Méritos!

Os outros dois gols – sem tirar o mérito da persistência de jogadores bugrinos -, verdade é que o fraco zagueiro Fábio Sanches entregou o ‘ouro’, tanto que depois daquela rodada já não foi visto no time do Água Santa.

Uma coisa foi atribuir mérito ao Guarani que soube construir aquele placar elástico, outra coisa equivocada foi achar que o time estava aprumado e que ‘nadaria de braçada’ rumo à vaga.

Guarani saiu na frente, mas levou empate no fim. Foto: Raphael Silvestre – GFC

MAURÍCIO SOUZA QUER ATACAR

Então vamos aos fatos que a maioria não conseguiu distinguir sobre a participação do Guarani neste Paulistão.

Se é voz corrente as claras limitações do elenco, por que o treinador Maurício Souza ignorou isso ao adotar um esquema ofensivo?

Embora a média de idade da boleirada bugrina seja baixa, convenhamos que não há pulmão que aguente um time optar por marcação alta na saída de bola do adversário e ter ‘pernas’ para, incontinenti, fazer a recomposição defensiva, conforme proposta tática adotada pelo treinador.

Isso tem validade para equipes que valorizem a posse de bola e não exagerem em erros de passes, como o Guarani.

Ora, cada erro descabido em jogada, é natural companheiros de equipe se desgastarem correndo atrás de adversário que estiver de posse de bola.

Paulistão - 2025 - 11ª rodada
Guarani se desgasta para cumprir esquema ofensivo.
Foto: Raphael Silvestre – GFC

VELO CLUBE

Observem que essa linha de raciocínio ‘casa’ bem com o rendimento do Guarani contra o fraco Velo Clube, no empate por 1 a 1 de quinta-feira.

Até a metade do primeiro tempo, a marcação alta do Guarani na saída de bola, deixava o visitante desorientado, e isso implicava em predomínio absoluto.

Aquela competitividade exagerada só ampliava o desgaste já acumulado dos jogadores ao longo da competição.

Assim, à medida que o time bugrino deu uma afrouxada na marcação, o Velo Clube pode reduzir o índice de passes errados, ficou mais tempo com a bola e equilibrou o jogo.

SEGUNDO TEMPO

Aí veio o segundo tempo e a constatação lógica da falta de melhor condicionamento físico para a boleirada do Guarani, a fim de acompanhar o ritmo forte do adversário.

É que ao retomar o controle da bola, e diante de marcação mais dura do adversário, erros dos limitados jogadores bugrinos são inevitáveis.

Deduz-se disso tudo que o treinador Maurício Souza cometeu erro de conceito ao soltar a sua equipe ao ataque, desconsiderando que o acúmulo de bolas perdidas e obediência tática dos jogadores, na busca para recuperá-las, implica em desgaste físico.

Paulistão - 2025 - 11.ª rodada
Alberto Valentim acertou a marcação e só levou 6 gols em 11 jogos na Ponte Preta.
Foto: Marcos Ribolli

CONCEITO DEFENSIVO

Nesta circunstância, após natural avaliação do potencial do elenco, o correto seria o treinador Mauricio Souza adotar uma cópia daquilo que o seu rival Alberto Valentim, treinador da Ponte Preta, coloca em prática: primeiro se defender e depois criar opções para contra-atacar.

No futebol, treinador precisa de um rápido diagnóstico do elenco que conduz, para que possa colocar em prática aquilo que condiz com as condições de seus jogadores.

INFORMACÃO

A coluna Informacão está atualizada e com abordagem basicamente sem resposta concreta: por que cães correm atrás de veículos? Defesa do território? Irritação com o barulho?

Nesta pauta prevalece o ‘chutômetro’.

Acesse o link https://blogdoari.futebolinterior.com.br/ e confira.

Confira também:

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Flamengo busca título da Taça Guanabara diante do Maricá – Ceará Notícias

Flamengo e Maricá se enfrentam neste sábado (22/2) às 19h (de Brasília) no Maracanã, na abertura…

Ricardson diz que não há um segredo específico e exalta grupo do Ceará

Fortaleza, CE , 22 (AFI) – Com quase 300 partidas pelo Ceará, Richardson é um…

Paulistão tem rodada decisiva com muitas definições

Por SÉRGIO CARVALHO São Paulo, SP, 22 (AFI) – A 12.ª rodada da fase de…