Rio de Janeiro, RJ, 25 (AFI) – Nesta quarta-feira, mais um gigante entrará em campo pela Copa do Brasil 2025, edição de número 37 do torneio que se tornou o mais rentável do futebol brasileiro. No estádio Mangueirão (PA), às 19h30, o Fluminense entra em campo para fazer a sua estreia contra o Águia de Marabá. O duelo é válido pela primeira fase da competição.
Campeão em 2007, quando era treinado por Renato Gaúcho, o Fluminense quer voltar a erguer o troféu do principal mata-mata do futebol nacional. Na última temporada, o time foi eliminado nas oitavas da final pelo Juventude. Na ocasião, o clube gaúcho venceu o jogo de ida por 3 a 2 e segurou um empate por 2 a 2 na volta para garantir a classificação.
As duas primeiras fases da competição serão disputadas em partidas únicas, com os times em melhores posições no ranking nacional atuando como visitantes. Em caso de empate, a vaga será decidida nas penalidades. Além disso, não há árbitro de vídeo nesta fase. Inicialmente, a partida estava marcada para acontecer no estádio Zinho Oliveira, mas a CBF vetou o uso pela falta de capacidade mínima e transferiu para o Mangueirão.
FLUMINENSE
O Fluminense chega após vitória por 3 a 2 sobre o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca. O técnico Mano Menezes segue sem poder contar com o zagueiro Thiago Silva, que se recupera de uma lesão no tendão calcâneo do pé esquerdo. A vaga do veterano deve ser ocupada por Juan Freytes ou Thiago Santos. O escolhido irá formar a dupla de zaga ao lado de Ignácio, que vive bom momento pelo clube.
Diagnosticado com uma leve miocardite no começo de janeiro, o meia Paulo Henrique Ganso continua longe dos gramados e irá repetir o exame nesta quarta-feira. Além dele, Renato Augusto, que atua na mesma posição, está se recuperando de uma cirurgia no ombro esquerdo e é desfalque.
Fora da última rodada do Campeonato Carioca por estar cumprindo suspensão, o lateral-direito Guga volta a ser opção. A tendência é que o jogador apareça no banco de reservas. Samuel Xavier, titular da posição, deve ser mantido entre os onze iniciais.
Após a vitória no estadual, no último domingo, Mano Menezes falou sobre o que espera para o confronto pela Copa do Brasil e destacou que o jogo no Nordeste é ‘diferente’ e caracterizado pelo estilo ofensivo.
“Culturalmente o jogo do Nordeste não é um jogo tão defensivo, por exemplo, como o jogo do sul do país. Mesmo que a equipe não tenha a mesma capacidade de investimento, o jogo é um pouquinho diferente. Então, não podemos escolher como o adversário joga. Temos que encontrar soluções para cada maneira que eles se comportem. É isso que nós vamos tentar fazer na quarta-feira.”, afirmou.
ÁGUIA DE MARABÁ
Classificado antecipadamente no Campeonato Paraense, o Águia de Marabá chega após empate por 0 a 0 com o Independente, pela sétima rodada do estadual. Nos últimos sete jogos, o Azulão conseguiu três vitórias. O técnico Silvio Criciúma deve escalar o que tem de melhor à disposição contra o Fluminense.
Entre os principais destaques do time estão o goleiro e ídolo do clube Axel, o zagueiro Baraka, que tem passagem pelo Sport, e o meia Kukri, cria das categorias de base e titular absoluto no meio-campo da equipe.