Por ARIOVALDO IZAC
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Tenho explorado o link de áudio, instalado na plataforma
https://blogdoari.futebolinterior.com.br/, cujo tema do dia é basicamente uma interrogação.
Até quando a mídia vai interpretar contratações de jogadores como reforços? Claro que uma coisa não significa sinônimo da outra.
Como dizia o ex-centroavante Dadá Maravilha, ‘uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa‘.
Semana longa, com clubes de Campinas tendo intervalo mínimo de oito dias de um jogo para o outro, observem por aí que o noticiário fica vago quando não se exercita outras pautas paralelas a Ponte Preta e Guarani.
Em última análise, pra se evitar a cansativa narrativa de treinos, dúvidas em escalações e entrevistas basicamente inócuas dos personagens indicados por assessores de imprensa dos clubes, neste espaço recorremos a particularidades de Avaí e Ceará, em seus últimos jogos nesta Série B do Brasileiro, pois serão adversários dos pontepretanos e bugrinos, respectivamente.
PÚBLICO PEQUENO
Eis outra questão: públicos de jogos dos clubes campineiros, enquanto mandantes, raramente rompem cinco mil torcedores, considerando-se pagantes e não pagantes.
Aí vão justificar que a má campanha do Guarani desmotiva os seus torcedores para comparecimento ao Estádio Brinco de Ouro, mas com ingresso a ‘dez contos’ para aqueles com as camisas do clube, convenhamos que 2.974 pagantes para o jogo contra o Brusque foi decepcionante, com início às 16h de domingo, no horário nobre para o futebol.
Com a ‘merreca’ de R$ 24.950 arrecadados, o prejuízo foi enorme. Pena que o site da CBF atravessa processo de reformulação e não mostra o borderô, para se apurar a soma das despesas dessa partida.
PONTE PRETA
Como a Ponte Preta tem vencido os seus jogos enquanto mandante, supunha-se que isso seria motivo para atrair mais torcedores em jogos no Estádio Moisés Lucarelli, mas na prática o público da partida contra o Vila Nova foi de 3.977 pagantes que, somados aos não pagantes, subiu para 4.410.
TELEVISÃO
O argumento que transmissões ao vivo pela televisão tiram públicos dos estádios é relativo.
Pode até desestimular torcedores locais, pois o Corinthians, ao recepcionar o Grêmio na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, atraiu o excelente público de 43.014 pagantes.
Sei que a resposta pronta é que trata-se do Corinthians, mas clube que na prática apenas agora começa a esboçar reação no Campeonato Brasileiro, após frequentar a zona de rebaixamento por várias rodadas.
FLAMENGO
E o Flamengo, na mesma Copa do Brasil, que arrecadou quase R$ 4 milhões em jogo contra o Palmeiras! Foram 64.706 torcedores, que proporcionaram a renda de R$ 3.832.882,50.
Bons tempos que dirigentes dos clubes de Campinas faziam uso dos veículos de comunicação para conclamar os seus torcedores, visando o comparecimento nos respectivos estádios, em seus jogos.
Hoje eles preferem se esconder.