Rio de Janeiro, RJ, 11 (AFI) – O Botafogo confirmou o seu grande momento ao vencer por 1 a 0 o Fluminense no Clássico Vovô disputado, nesta terça-feira (11) no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esta foi a 100.ª vitória botafoguense dentro do Engenhão em jogos válidos pelo Brasileirão.
De forma provisória, o Botafogo assumiu a liderança isolada com 16 pontos, dois na frente de Flamengo e Bahia que ainda vão entrar em campo na rodada. O Fluminense segue com seis pontos e perdeu uma posição, caindo para o 16.º lugar.
Esta foi a sexta partida do Botafogo sem perder para o rival, igualando uma marca história neste duelo. O detalhe valioso é que depois um primeiro empate, são cinco vitórias consecutivas (sequência inédita), confirmando a supremacia desde 2022.
PRESSÃO, CHANCES E TRAVES
O Botafogo prometeu e cumpriu ao marcar a saída de bola do Fluminense. Diminuiu os espaços, forçou os erros e criou chances de gol.
A primeira grande oportunidade saiu após Paulo Henrique Ganso errar a saída de bola, que chegou na área para a finalização de Júnior Santos. O goleiro Fábio caiu do lado direito e deu um tapa na bola, mandando para escanteio, aos 18 minutos.
Cinco minutos depois, outra grande chance com Júnior Santos. Ele disparou sozinho desde o meio-campo defensivo e na frente de Fábio tocou de lado. A bola saiu fraca e rasteira, mas tocou no pé da trave e saiu.
Quem não faz, toma. Quase deu certo, porque Marcelo cruzou da esquerda e Marquinhos apareceu na área para cabecear na trave, aos 27’.
MAIS SOLTO E FÁBIO
O Fluminense voltou mais solto, finalizou duas vezes e deixou a impressão de que poderia buscar a vitória. Mas o Botafogo seguia mais perigoso e perdeu uma chance com Júnior Santos, que tentou dar um passe ao invés de chutar para gol, e depois num chute cruzado de Luiz Henrique que exigiu uma grande defesa de Fábio. O goleiro saltou no cantinho e evitou o gol com um tapa, aos 11.
O esperado gol, enfim, saiu aos 20’. Damián Suárez cobrou escanteio na pequena área e o zagueiro Bastos subiu para cabecear no canto esquerdo de Fábio. Festa alvinegra no Engenhão.
Um pouco antes do gol, Fernando Diniz tinha tentado melhorar o Tricolor com as entradas do meia Renato Augusto no lugar de Ganso e de Isaac na vaga do apagado Germán Cano.
PRÓXIMOS JOGOS
O Botafogo volta a jogar no domingo, às 18h30, diante do Grêmio, pela nona rodada em jogo que será disputado em Cariacica, no Espírito Santo, no estádio Kleber Andrade. No sábado, o Fluminense vai receber no Maracanã o Atlético-GO, a partir das 21 horas.