Rio de Janeiro, RJ, 24 (AFI) – Fora das semifinais do Campeonato Carioca, o Botafogo corre risco de não jogar a Copa do Brasil do ano que vem. Neste domingo, a equipe perdeu para o Vasco por 1 a 0 e terminou a Taça Guanabara, a primeira fase do estadual, em nono lugar. Além da eliminação precoce na competição, o Alvinegro não conseguiu a classificação para a Taça Rio (quinto ao oitavo).
ENTENDA
Os quatro classificados às semifinais do Carioca estão garantidos na próxima edição da Copa do Brasil. Além disso, o vencedor da Taça Rio também garante uma vaga no torneio mais rentável do futebol brasileiro. É o terceiro ano consecutivo que o Botafogo não chega na fase final e é a pior colocação do time na história do Carioca, igualando o desempenho de 2014.
COMO PODE SE CLASSIFICAR?
Para garantir uma vaga na Copa do Brasil de 2026, o Botafogo tem três meios: precisa vencer o torneio este ano, levantar o título da Libertadores ou terminar o Campeonato Brasileiro na zona de classificação para o principal torneio da América do Sul. O time carioca segue sendo treinado de forma interina por Cláudio Caçapa, auxiliar técnico permanente do clube.
PRÓXIMO JOGO
Nesta quinta-feira, o Botafogo tentará conquistar seu primeiro título do ano diante do Racing, pelo jogo de volta da Recopa Sul-Americana. O duelo acontecerá no estádio Nilton Santos, às 21h30. Na ida, os argentinos venceram por 2 a 0, em Avellaneda (ARG). A tradicional competição de início de temporada reúne o atual campeão da Copa Libertadores (Botafogo) e da Copa Sul-Americana (Racing).