Rio de Janeiro, RJ, 26 (AFI) – Em alta no Brasileirão, o Botafogo defende a liderança diante do embalado Cruzeiro neste sábado, às 21h30, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 20ª rodada. Diferente do time alvinegro, a equipe celeste ainda tenta se firmar dentro do G-4 para, quem sabe, concorrer ao título.
O Botafogo não perde há oito jogos e aparece na liderança do Brasileirão, com 40 pontos. Na última rodada, ficou no empate por 2 a 2 com o São Paulo. O time alvinegro tenta ainda apagar o vexame do ano passado para, desta vez, não deixar o título escapar.
O Cruzeiro, por sua vez, é uma das surpresas da competição e ganhou uma outra cara desde a chegada de Pedrinho, dono da SAF. Alexandre Mattos também retornou para tentar colocar a equipe nos trilhos. A equipe mineira tem 32 pontos, na quinta posição, e vem de vitória sobre o Juventude por 2 a 0.
O time mineiro defende um longo tabu diante do Botafogo. A última derrota ocorreu em 2016, quando perdeu por 2 a 0 no Brasileirão. Neste período, foram 12 jogos, com quatro vitórias do Cruzeiro e oito empates. Fora de casa, um revés não acontece desde 2013. Na ocasião, levou 2 a 1, também pelo torneio nacional.
FOGÃO DESFALCADO!
O Botafogo terá inúmeros desfalques para o duelo. Rafael, Eduardo, Matheus Nascimento, Jeffinho, Júnior Santos e Pablo estão lesionados, já Thiago Almada e Gatito Fernández foram convocados para as Olimpíadas. Além deles, o técnico Artur Jorge não terá o lateral Cuiabano e o volante Marlon Freitas, suspensos.
Com isso, Allan deve ganhar a vaga no meio de campo, ao lado de Gregore e Tchê Tchê. A lateral deve ser ocupada por Hugo. As demais posições devem continuar as mesmas.
“Terminamos este primeiro turno com 40 pontos. São 40 pontos muito importantes para aquilo que é o percurso do Botafogo. Falta a outra metade, a consistência será sempre muito importante para nós”, disse o treinador.
E A RAPOSA?
Do outro lado, o técnico Fernando Seabra, que recebeu um pedido de desculpas de Pedrinho por causa de um áudio com críticas vazado, não terá o zagueiro Zé Ivaldo, suspenso. Lucas Villalba treinou entre os titulares.
“Não tive acesso a esse áudio e estou muito tranquilo com as decisões que posso tomar. Não me preocupo em nada, porque estou no dia a dia e eu sei dos processos como as decisões são tomadas”, disse o treinador.
O atacante Gabriel Veron, com uma lesão muscular, também é desfalque certo. Já Barreal deve ficar como opção no banco de reservas após cumprir suspensão.