Rio de Janeiro, RJ, 08 (AFI) – Embalado por três vitórias consecutivas no Campeonato Carioca, mas sem convencer o seu torcedor, o Botafogo volta a campo para encarar o Madureira, neste domingo, às 16h, no estádio Kleber Andrade (ES), pela nona rodada da Taça Guanabara, a primeira fase do estadual.
Na última rodada, o Botafogo, quarto colocado, com 12 pontos, venceu o Nova Iguaçu por 1 a 0, em Moça Bonita. Em contrapartida, o Madureira chega após perder por 1 a 0 para o Sampaio Corrêa, em sua casa, no estádio Aniceto Moscoso. O adversário do Alvinegro é o nono colocado, com nove pontos.
BOTAFOGO
Após ficar no banco de reservas nas duas primeiras partidas do time principal na temporada, o zagueiro Bastos esteve entre os onze iniciais contra o Nova Iguaçu, mas deixou o campo ainda no primeiro tempo com dores. Ele passou um longo período longe dos gramados por causa de uma lesão na coxa direita. Com isso, o angolano não deve estar à disposição no próximo jogo.
Os problemas do setor defensivo são motivos de grande preocupação. O jovem Serafim, escolhido para entrar no último jogo na vaga de Bastos, também deixou o gramado de Moça Bonita com dores, e é dúvida para o confronto contra o Madureira. Recentemente, Lucas Halter, que era uma das principais opções do elenco, acertou com o Vitória.
Anunciado como reforço no início desta semana, David Ricardo pode ser o substituto de Bastos. O ex-Ceará já foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) e pode receber sua primeira chance no novo clube. O volante Danilo Barbosa, que já foi improvisado no setor em algumas ocasiões, corre por fora na disputa.
Além de Bastos e Serafim, Artur também preocupa o Botafogo para a sequência do estadual. O atacante também foi substituído no primeiro tempo do último jogo, alegando dores na coxa esquerda. Devido a possível ausência do camisa 7, o jovem Rafael Lobato pode ser uma novidade entre os onze iniciais. O atleta de 18 anos foi titular contra o Fluminense, em partida que marcou o retorno do grupo principal, na sexta rodada.
Por outro lado, desfalques contra o Nova Iguaçu, Alex Telles e Allan podem retornar contra o Madureira. O lateral-esquerdo estava com um ferimento no pé, enquanto o volante não atuou por conta de um desconforto muscular.
O técnico Carlos Leiria falou sobre o planejamento da comissão técnica visando a sequência de jogos que o Alvinegro tem pela frente.
“A nossa intenção era começar a dar ritmo para os jogadores que estão retornando e conhecer outros à medida que a competição vai avançando. Agora vai ser avaliar cada caso, juntamente com o núcleo de saúde e performance. A partir disso, vamos projetar a equipe para o jogo de domingo.”, afirmou.
MADUREIRA
Ainda sonhando com uma vaga na próxima fase do estadual, o Madureira quer se recuperar após derrota em casa. O técnico Daniel Neri deve repetir a base que foi utilizada nas últimas partidas da equipe. O lateral-direito Marquinhos Carioca e o atacante Geovane Maranhão seguem no departamento médico e não estarão à disposição do treinador.
Entre os grandes destaques da equipe está o volante Rodrigo Lindoso, que atuou pelo Botafogo de 2015 até 2018. O veterano é a principal contratação do clube para a temporada, e também tem passagens por equipes como Fluminense, Internacional, Ceará e Operário-PR.
Além de Lindoso, os meias Marcelo e Renato Henrique aparecem como os principais nomes do setor ofensivo. O primeiro, que veste a camisa 10 do Madureira, é considerado a mente pensante do time. Até o momento, ambos marcaram dois gols no estadual.