Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 14 (AFI) – As Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 terão sequência nesta semana com quatro jogos na quinta-feira, dia 14 de novembro e um na sexta, dia 15. Se vencer nesta quinta, o Brasil já chega aos 19 pontos ganhos. Com esses números, estará praticamente classificado.
O Brasil abre esta que será a décima primeira rodada da competição diante da Venezuela, que ainda sonha com uma vaga no Mundial que será disputado pela primeira vez em três países, Estados Unidos, Canadá e México.
O local deste jogo será no Monumental de Maturin, cidade do interior venezuelano, onde o time de Dorival Júnior tem tudo para somar mais três pontos ao seu ativo, já que é bem superior ao seu adversário. O jogo começa às 18 horas, e será transmitido pela TV Globo. E acompanhado pelo Placar ao Vivo do Futebol Interior, com cobertura completa após o jogo.
No momento, o Brasil ocupa a quarta colocação na classificação geral destas Eliminatórias, enquanto o time da casa está em oitavo lugar, com 11 pontos ganhos em dez jogos disputados.
PARAGUAI X ARGENTINA
Além deste jogo, que é o que mais interessa aos brasileiros, mais três serão disputados ainda nesta quarta. Às 20h30, o Paraguai recebe a Argentina, em Assunção. O time de Messi é o favorito. Às 21 horas, em Quito, o Equador encara a seleção da Bolívia.
Os equatorianos estão em boa fase e jogam em casa. Em razão disso, aposto em sua vitória. Também às nove da noite, o Uruguai, que caiu muito de produção nos últimos jogos, enfrenta a boa equipe da Colômbia, em Montevidéu. Não dá para indicar um provável vencedor.
Na sexta-feira, dia 15, apenas um jogo, Peru x Chile. Estes são os dois piores times destas Eliminatórias. Por isso, nem me atrevo a indicar um favorito. Qualquer deles pode vencer o jogo, independente do fato dos peruanos mandarem o jogo em casa.
Antes destas partidas a classificação das Eliminatórias Sul-Americanas está assim.
OS NÚMEROS
Seleção que mais venceu até agora – Argentina, 7 vezes.
Seleção que mais empatou – Venezuela, que pega o Brasil nesta quarta – 5 vezes.
Seleção que mais perdeu – Chile, 7 vezes.
O melhor ataque da competição é a da Argentina com 19 gols marcados.
As defesas menos vazadas – Equador e Paraguai que só sofreram 4 gols até agora.
COM DORIVAL, SEM GUARDIOLA
Lembro que esta será a décima primeira rodada das Eliminatórias.
E para terminar: o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, desmentiu que esteja atrás do técnico Josef Guardiola, do Manchester City. Ele garantiu que Dorival Júnior continua na seleção queiram ou não seus detratores. Acho que ele está certo.