Campinas, SP, 19 (AFI) – Três partidas, além do duelo entre Santos e Paysandu, irão dar continuidade nas disputas da rodada de estreia da Série B do Campeonato Brasileiro no decorrer deste sábado (20). Destaque para o duelo entre o campeão pernambucano Sport, que sempre entra como um dos concorrentes ao acesso, e o Amazonas FC, que em apenas quatro anos de fundação, já irá fazer seu primeiro jogo na segunda divisão nacional.
Após conquistar o 44º título estadual, o segundo consecutivo, o Sport que terminou na sétima colocação da Série B do ano passado com 63 pontos somados, vai até Manaus, onde enfrenta o estreante Amazonas FC, na Arena Amazônia, às 17h (horário de Brasília). Fundado em 2019, o clube participou da Série D pela primeira vez em 2022 e subiu logo no primeiro ano. Já no ano passado, conquistou o acesso ao se sagrar campeão da Série C.
Outro campeão estadual, que estreará embalado, será o Ceará. Amargando o segundo ano seguido na Série B e depois de ficar no meio de tabela na temporada passada, o time cearense já tem uma pedreira logo na estreia. Afinal, encara o Goiás, que foi rebaixado da elite neste ano, e promete brigar lá em cima desde o começo. O tradicional duelo está marcado para às 16h, na Arena Castelão.
Por fim, mais cedo, às 15h30, os ‘velhos conhecidos’, Chapecoense e Ituano jogam na Arena Condá. Um dos sete representantes paulistas na Série B, o time de Itu tenta pelo menos se manter pelo terceiro ano seguido na segunda divisão, para quem sabe sonhar com o acesso. Já o rival catarinense caiu da elite em 2021 e desde então, vem fazendo campanhas ruins na Série B, terminando em 14º em 2022 e 16º em 2023.
MODO DE DISPUTA E SEQUÊNCIA DA RODADA
O modo de disputa da Série B do Campeonato Brasileiro não sofreu mudanças em relação aos dos últimos anos. Portanto, os 20 times jogam entre si em turno e returno, onde ao fim dessas partidas, os quatro primeiros colocados sobem para a Série A do Brasileirão em 2025 e os últimos quatro são rebaixados para Série C.
Já a rodada segue sendo disputada nos próximos dias, com jogos de domingo até terça-feira. A Ponte Preta estreia diante do Coritiba, no estádio Moisés Lucarelli e o Guarani visita o Vila Nova, em Goiânia.