Fortaleza, CE, 08 (AFI) – O Ceará levou a melhor sobre o Fortaleza neste sábado ao vencer por 2 a 1 na Arena Castelão, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Cearense. O resultado aumentou o jejum de vitórias do Tricolor no Clássico-Rei, que não vence o rival desde 2023. Nesse período, o Vovô conquistou duas vitórias e registrou quatro empates.
Com o triunfo, o Ceará também manteve sua vantagem no histórico do confronto. Ao todo, são 207 vitórias alvinegras contra 188 do Fortaleza, além de 206 empates.
Sem a presença das torcidas organizadas, o ambiente dentro e fora da Arena Castelão foi marcado pela tranquilidade. Famílias com crianças e idosos compareceram em peso, proporcionando uma atmosfera mais leve e festiva tanto nas arquibancadas quanto nos arredores do estádio.
Com o resultado, o Ceará se isolou na liderança do Grupo A, com 15 pontos. Apesar da derrota para o rival, a primeira na competição, o Fortaleza é o primeiro do Grupo B, com 12.
Primeiro Tempo: Ceará começa avassalador
Mesmo com ambos os times já classificados para as semifinais do Cearense, os técnicos Vojvoda e Condé não pouparam esforços e escalaram força máxima. Logo aos 17 minutos, Lucas Mugni abriu o placar para o Ceará em uma cobrança de falta precisa. O gol desnorteou o Fortaleza, que não conseguiu criar boas chances.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
Aos 25 minutos, Pedro Henrique ampliou para o Vovô após boa jogada pela esquerda. O Ceará ainda teve oportunidades de aumentar a vantagem com Fernandinho e Bruno Pacheco, mas não conseguiu converter. O Fortaleza terminou a primeira etapa sem ameaçar o goleiro Bruno Ferreira.
Segundo Tempo: Fortaleza esboça reação, mas não evita derrota
Na volta do intervalo, o Fortaleza tentou reagir, mas esbarrou na falta de criatividade ofensiva. O Ceará seguiu sólido, e quase chegou ao terceiro gol em lance de Matheus Bahia, que cruzou para Aylon, mas o atacante desperdiçou a chance.
Quando a vitória parecia tranquila para o Vovô, Marinho sofreu pênalti após choque com Lourenço. Aos 28, Lucero converteu a cobrança e diminuiu para o Fortaleza. Apesar do gol, o Tricolor do Pici não teve força suficiente para buscar o empate.
Próximos desafios
Agora, os dois times voltam suas atenções para a Copa do Nordeste. O Ceará recebe o Confiança-SE na quarta-feira, às 19 horas, no Castelão. Já o Fortaleza entra em campo na terça-feira, às 21h30min, contra o Altos-PI, no Estádio Albertão, em Teresina.
Mais jogos…
Ainda neste sábado, o Ferroviário derrotou o lanterna Cariri por 2 a 0 e subiu para o terceiro lugar do Grupo B, com sete pontos. Com os mesmos sete, o Maracanã subiu para a vice-liderança do Grupo A ao derrotar o Barbalha por 4 a 1.
Por fim, o CEFAT bateu o Floresta por 2 a 0 e assumiu a vice-liderança do Grupo B, com oito pontos, enquanto Iguatu e Horizonte ficaram no empate por 1 a 1, pior para o Iguatu que aparece dentro da zona de rebaixamento, com cinco pontos.