São Paulo, SP , 23 (AFI) – O Corinthians faz confronto direto com o Vasco neste domingo, às 16h, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro. O time do Parque São Jorge vem de cinco vitórias consecutivas na competição e pode alcançar a melhor sequência de vitórias em três anos caso vença a partida da 35ª rodada. Memphis Depay, um dos principais destaques da equipe, é desfalque pelo terceiro cartão amarelo.
A equipe corintiana vive seu melhor momento na temporada. Após a derrota por 2 a 1 na Argentina para o Racing, resultado que eliminou os brasileiros da Copa Sul-Americana, o Corinthians bateu o Palmeiras, por 2 a 0, além de Vitória e Cruzeiro, ambos pelo placar de 2 a 1.
A última vez que o time alvinegro havia vencido três jogos consecutivos foi há seis meses, quando derrotou em sequência Argentinos Juniors (4 a 0), América-RN (2 a 1) e Racing-PAR (3 a 0). Se derrotar o Vasco, o Corinthians vai alcançar a quarta vitória seguida, feito que não realiza desde março de 2021, quando venceu Ponte Preta, São Caetano e Mirassol, pelo Paulistão, e Salgueiro, pela Copa do Brasil.
O Corinthians ocupa a 9ª posição, com 44 pontos, e já não pensa mais em rebaixamento. A três pontos do Cruzeiro, time que abre o G-7, a equipe alvinegra já se permite sonhar com a classificação para a Copa Libertadores. A vaga na principal competição de clubes da América é também a única chance de os comandados de Ramón Díaz garantirem presença na Copa do Brasil.
Ainda há a possibilidade de duas outras vagas para a Libertadores serem abertas. Para isso acontecer, o líder Botafogo, já classificado, precisa vencer a atual edição do torneio, ou o Atlético-MG levar a melhor na decisão continental, e terminar entre os sete melhores do Brasileirão. O mesmo se aplica ao Cruzeiro, finalista da Sul-Americana.
Além de Memphis Depay, a tendência é de que Ramón Díaz também não conte com a presença de Yuri Alberto. O jogador teve constatada uma lesão no músculo posterior da coxa e deve ser desfalque. Assim, Ángel Romero e Talles Magno podem iniciar entre os titulares. Félix Torres também está em tratamento e é dúvida para a partida.
VASCO
Depois de se afastar da zona de rebaixamento, o Vasco até chegou a almejar voos mais altos, mas o mau desempenho fez o time comandado pelo técnico Rafael Paiva estacionar no meio da tabela. A equipe carioca venceu apenas uma nas últimas nove partidas e precisa voltar a triunfar para garantir os pontos que restam para não olhar mais para o Z-4.
HISTÓRIA
Corinthians e Vasco se enfrentaram 104 vezes na história. São 46 vitórias dos paulistas, 25 dos cariocas, e 33 empates. No primeiro turno, o time cruzmaltino levou a melhor, por 2 a 0, e voltou a vencer a equipe corintiana depois de 14 anos.