Criciúma, SC, 25 (AFI) – O Grêmio teve o controle do jogo, foi mais efetivo e com gol aos 40 minutos do segundo tempo, de Monsalve, venceu o Criciúma por 1 a 0 na tarde deste domingo pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).
O resultado além distanciar o time da zona de rebaixamento – agora tem 27 pontos na 12ª colocação – alivia a situação do time gaúcho na competição e ainda mais depois da eliminação na Copa Libertadores para o Fluminense no meio da semana.
O Criciúma soma o terceiro jogo sem vitória e vê sua situação se complicar na parte debaixo da tabela. O time catarinense cai para 15ª colocação, com 25 pontos.
Antes da partida, o Grêmio homenageou Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo, ex-presidente falecido no sábado. O ex-dirigente e símbolo gremista foi velado na Arena do Grêmio durante o domingo.
O volante Villasanti, capitão do time, usou uma faixa preta e com a frase “como é bom ser gremista” do ex-dirigente. Os mesmos dizeres foram usados em um agasalho pelo técnico Renato Portaluppi.
TUDO AQUI
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
O JOGO
Assim como no jogo contra o Fluminense no meio da semana, o Grêmio entrou desligado e foi encurralado pelo Criciúma, que teve pelo menos duas boas chances de abrir o marcador antes dos cinco minutos e encontrava facilidade em jogar pelo lado esquerdo.
Quando conseguiu colocar a bola no chão e tocar a bola, o time gaúcho foi efetivo quando, aos sete, Soteldo recebeu de Cristaldo pela esquerda e acertou a trave.
Após o início movimentado, a partida caiu um pouco de produção, com o Grêmio tendo mais a posse de bola, mas sem volume ofensivo.
O time gaúcho poderia sair na frente se Braithwaite não perdesse a melhor chance do primeiro tempo. Aos 32, João Pedro fez boa jogada pela direita, cruzou para o atacante desperdiçar na pequena área, chutando para fora.
O time gaúcho pressionou no final, mas não conseguiu ir em vantagem para o intervalo.
ETAPA FINAL
Diferentemente do primeiro tempo, o Grêmio voltou ligado do intervalo. Desde o início, o time gaúcho impôs um bom ritmo com bom volume. Faltava ao Grêmio ser mais efetivo no ataque.
Aos 17, em cobrança de falta, o time visitante quase fez. Soteldo rolou para Cristaldo, que segurou para Reinaldo chutar forte, mas Gustavo espalmou para frente.
O Criciúma equilibrou a partida após os 20 e passou a chegar mais no ataque. Aos 30, Bolasie recebeu cruzamento pela direita e bateu de primeira, de virada, exigindo grande defesa de Marchesin.
Mais consistente, o Grêmio encontrou seu gol aos 40 minutos. Villasanti acionou Aravena na esquerda, que girou em cima de Patrick de Paula e cruzou. Monsalve dominou e deu um toque na saída do goleiro para abrir o placar.
No final, o Grêmio segurou a pressão do Criciúma para sair com a importante vitória.
AGENDA
Na próxima rodada, o Grêmio encara o Atlético-MG no domingo (01), às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O Criciúma no sábado (31) pega o Cuiabá, às 18h30, Na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).