Campinas, SP, 10 (AFI) – A Seleção Brasileira que vai disputar a Copa América, nos Estados Unidos, a partir do dia 24 de maio, em Los Angeles, foi convocada nesta sexta-feira, dia 10 de maio, pelo técnico Dorival Júnior. A lista contou com 23 nomes e com apenas 3 jogadores que atuam no futebol brasileiro (Bento, goleiro do Athletico Paranaense; Arana, lateral esquerdo do Atlético Mineiro, e Endrick, atacante do Palmeiras).
Os demais, são todos jogadores de excelente nível técnico, que jogam no futebol europeu, a maioria dos quais, em clubes da Premier League, da Inglaterra. O atacante Richarlyson e o volante Casemiro, que eram cotados para estar nesta lista, foram preteridos. No caso de Richarlyson, foi por causa de uma contusão na panturrilha que o tirou dos últimos jogos de seu clube, o Tottenham. Já Casemiro, foi pela péssima fase técnica e física que atravessa.
Uma das surpresas, entre os convocados, está em Militão, que ficou muitos meses parado por séria contusão e, agora, já recuperado, volta a ter espaço no selecionado brasileiro tanto como zagueiro de área como lateral direito (onde Dorival Júnior gosta de usá-lo).
Confira os nomes dos vinte e três convocados pelo ex-técnico do São Paulo:
Goleiros
Alisson, do Liverpool, Ederson, do Manchester City e Bento, do Athletico Paranaense.
Laterais
Danilo, da Juventus, Yan Couto, do Girona e Guilherme Arana, do Atlético Mineiro.
Zagueiros
Marquinhos, do PSG, Gabriel Magalhães, do Arsenal, Beraldo, do São Paulo, e Militão, do Real Madrid.
Meias
Bruno Guimarães, do Newcastle,Douglas Luiz, do Aston Villa, João Gomes, do Wolverhampton, Andreas Pereira, do Fulham, Lucas Paquetá, do West Ham.
Atacantes
Vini Júnior, do Real Madrid, Rodrigo, do Real Madrid, Martinelli, do Arsenal, Raphinha, do Barcelona, Endrick, do Palmeiras, Evanilson, do Porto e Savinho, do Girona.
DORIVAL CONVOCOU BEM
Em tese, foi uma boa convocação de Dorival. Não concordo com alguns nomes (Raphinha é um deles), mas devo respeitar a opinião do técnico, já que ele é quem sofrerá as consequências sobre tudo que der certo ou errado na nossa seleção.
De qualquer maneira, acho que com os jogadores que compõem esta lista, dá sim para formar um time técnica e fisicamente forte, que terá competência para disputar a próxima Copa América e até de ser campeão. Alguns jogadores que ficaram no Brasil, no entanto, poderiam estar nesta lista. Weverton, do Palmeiras, é um deles. Rafael Veiga, também do Verdão, é outro. Luciano, que brilha no São Paulo, é outro.
O nome do dirigente indicado para chefiar a Seleção Brasileira foi o de Julio Casares, presidente do São Paulo. Os jogadores vão se apresentar no dia 30 de maio, em Orlando, EUA. Antes do início da Copa América a seleção ainda fará dois amistosos. No dia 8 de junho, encara a Seleção do México, no Texas. No dia 12, pega a Seleção norte-americana, em Orlando.
COPA AMÉRICA NOS ESTADOS UNIDOS
A Copa América começa para o Brasil no dia 24 de junho. Neste dia, o time brasileiro enfrenta a Costa Rica, em Los Angeles. No dia 28, o adversário do Brasil será o Paraguai e no dia 2 de julho, a Colômbia. Se conseguir se classificar (o que é o mais provável), o Brasil vai para Phoenix, para disputar as oitavas de final da Copa. O jogo final que vai decidir o título está marcado para 10 de julho, em Miami, Estados Unidos, no Hard Rock Stadion.
Confesso que estou otimista em relação a participação do Brasil neste torneio. Em tese, pelo menos, o time comandado por Dorival Júnior é tecnicamente um dos melhores. Tem, portanto, todas as condições de chegar à final e de levantar a Taça.
Lógico que posso errar em meu prognóstico, porque em futebol tudo pode acontecer. Ainda assim, faz muito tempo que não mostrava tanto otimismo em relação à nossa seleção. Tomara esteja certo.