Rio de Janeiro, RJ, 26 (AFI) – A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) comunicou que o duelo entre Flamengo e Vasco, no sábado, válido pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca, acontecerá no Nilton Santos, às 18h. A decisão de colocar o estádio do Botafogo como palco do jogo reflete a vontade do Cruzmaltino, mandante do ‘Clássico dos Milhões’.
ENTENDA
Representante do Vasco na reunião que decidiu o estádio do confronto, o diretor executivo Marcelo Sant’Ana explicou a escolha.
“O Vasco joga em qualquer estádio. Se fosse pelo nosso desejo, jogaríamos em São Januário. O Vasco gostaria de utilizar o Maracanã sempre que é do nosso desejo, não só quando é uma vontade coletiva, como agora. Nos últimos anos, o Vasco tentou jogar no Maracanã, mas não teve sucesso mesmo que seja um estádio com grande tradição. O Vasco não pode ser mandante e não poder explorar camarotes, bares e estacionamento, que são receitas significativas. Entendemos que o Nilton Santos é o mais adequado aos nossos interesses.”
O dirigente disse que chegou a convidar o Flamengo para um debate no domingo à noite, mas não obteve resposta do time rival.
“No domingo à noite, tentamos contato com o Flamengo, mas não tivemos retorno. Na segunda, quando a escolha vazou, o Flamengo nos procurou para tentar um acordo.”
POSICIONAMENTO
Por outro lado, Dekko Roisman foi quem representou o Flamengo. Responsável pela área de Relações Institucionais do clube, o dirigente afirmou que a preferência do Rubro-Negro era ter os dois jogos no Maracanã.
“A gente preferia os dois jogos no Maracanã, até para tornar mais atraente, com mais gente e recorde de público, como foi em 2024, mas o Vasco foi irredutível mesmo com as ponderações do Bepe, televisão e Ferj e quis manter o jogo no Engenhão. O Bepe fez ponderações relevantes em relação à segurança. Não estamos em um sábado qualquer, é um sábado de Carnaval. Vamos ter limitação de acesso e dois setores interditados para venda.”
MAIS DETALHES
Por questões de segurança, o Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe), pediu para que os setores Norte e Sul sejam fechados, o que representa até menos 8 mil torcedores no estádio. As partes farão uma reunião ainda esta semana para que a decisão seja confirmada.
Na próxima semana, em um sábado (08), Flamengo e Vasco se enfrentam no jogo de volta válido pela semifinal do estadual, no Maracanã, às 18h.