Rio de Janeiro, RJ, 26 (AFI) – Flamengo e Botafogo se encontram neste domingo, às 11h, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, com objetivos claros. O time rubro-negro quer apagar a atuação na derrota para o Bolívar na Libertadores e se firmar como postulante ao título. Já a equipe alvinegra quer superar o desastre do ano passado e brigar mais uma vez pela taça.
O clássico pode ter influência direta no ambiente do clube. Tite foi muito criticado pelas últimas escolhas no Flamengo e pode viver um clima que ainda não conhece no Flamengo. Do outro lado, uma derrota pode definir a rota do Botafogo na temporada. Em caso de um revés, a meta pode vir a ser as Copas.
Com sete pontos, o Flamengo ainda não perdeu no torneio. Apesar de ser derrotado pelo Bolívar, na altitude, por 2 a 1, o time rubro-negro segurou um 0 a 0 com o Palmeiras, no Allianz Parque, com um time misto.
O Botafogo vem de uma sonora goleada por 5 a 1 sobre o Juventude. O time alvinegro, que começou a se adaptar ao estilo do técnico Artur Jorge, tem seis pontos.
O Flamengo leva vantagem no retrospecto sobre o rival. Foram 347 jogos, com 129 vitórias, 105 derrotas, além de 113 empates. No último confronto entre eles, no Campeonato Carioca, o time rubro-negro venceu por 1 a 0.
OLHA O MENGÃO!
Para o duelo, o técnico Tite deve escalar força máxima, já que poupou a maioria dos seus titulares na Libertadores. A principal dúvida é na lateral esquerda. Com a ascensão de Viña, Ayrton Lucas pode perder a posição entre os titulares.
O atacante Éverton Cebolinha, por sua vez, está se recuperando de uma lesão na panturrilha, e, por isso, está vetado para o clássico. Bruno Henrique deve ser novamente escalado entre os 11.
“A ciência já está há bastante tempo ali, não é nenhuma novidade, está desde o tempo que eu jogava. A quantificação de carga traz atletas que têm essa condição e com todo o suporte que o Flamengo dá. Estamos tomando os cuidados para não estourar nenhum jogador. Vamos buscar sempre o melhor para o clube”, disse Tite.
COMO VEM O FOGÃO?
Do outro lado, o Botafogo tem desfalques importantes. Tiquinho Soares se lesionou nos minutos iniciais da vitória sobre o Universitario, do Peru, por 3 a 1. O técnico Artur Jorge já havia perdido o atacante Matheus Nascimento também por lesão.
Com a ausência de Tiquinho Soares, Eduardo deve retomar o protagonismo no Botafogo. O meia já foi muito bem contra o Universitario e deve iniciar o duelo frente ao Flamengo.
“Tiquinho é uma baixa e tanto, mas estamos trabalhando para fazer mais uma grande partida e buscar o resultado positivo que seria muito importante para nós”, disse Artur Jorge.
Confira também: