Rio de Janeiro, RJ, 14 (AFI) – Neste sábado, acontecerá o primeiro Clássico dos Milhões do ano. Em um duelo que é considerado um dos maiores clássicos do futebol brasileiro e mundial, Flamengo e Vasco se enfrentam no Maracanã, às 21h45, pela 10ª rodada da Taça Guanabara, a primeira fase do Campeonato Carioca. Quem vencer, pode garantir uma vaga nas semifinais do estadual.
Na última quarta-feira, em jogo atrasado válido pela sétima rodada, o Flamengo, líder com 17 pontos, venceu o Botafogo por 1 a 0. Por outro lado, na última segunda-feira, pela nona rodada, o Vasco, terceiro colocado, com 14 pontos, empatou por 0 a 0 com o Sampaio Corrêa.
FLAMENGO
O Flamengo não poderá contar com o zagueiro Cleiton e o meia Gerson. A dupla recebeu cartão vermelho após o apito final do duelo contra o Botafogo. Na ocasião, os dois estiveram envolvidos na confusão com atletas rivais. Além deles, o lateral-esquerdo Alex Sandro segue longe dos gramados por conta de uma lesão na coxa esquerda.
O lateral-esquerdo Ayrton Lucas, que se recupera de um trauma no joelho esquerdo, e o atacante Juninho, com dores na coxa direita, são dúvidas. Caso sejam relacionados, o defensor pode começar a partida, já que o técnico Filipe Luís não terá à disposição Alex Sandro, outra opção para o setor.
Recentemente, o treinador pediu valorização ao empenho dos jogadores. Desde que os atletas do grupo principal retornaram, a equipe vive bom momento e está perto de confirmar a sua classificação para a próxima fase.
“Mesmo contra o São Paulo, nos Estados Unidos, eles (jogadores) deram a vida. Peço que os torcedores valorize. Temos que valorizar e comemorar as vitórias. Valorizar o que fazemos bem e corrigir o que não fazemos.”
VASCO
Desfalque contra o Sampaio Corrêa, o meia Philippe Coutinho tem grande chance de fazer seu retorno ao time titular do Vasco. Com a sua provável entrada, Dimitri Payet deve voltar a ser opção no banco de reservas. No ataque, o garoto Lukas Zuccarello, novidade no último jogo, pode ganhar uma sequência entre os onze iniciais.
Homem de confiança do técnico Fábio Carille, o zagueiro Lucas Oliveira não deverá estar à disposição. O atleta sofreu uma pancada no tornozelo direito e deixou o gramado contra o Sampaio Corrêa sentindo dores. A tendência é que Lucas Freitas receba sua segunda oportunidade como titular do Vasco. João Victor completa a dupla de zaga.
Criticado por parte da torcida, Carille tenta dar a volta por cima no Vasco. Em entrevista coletiva concedida depois do último jogo, o treinador falou sobre o calendário apertado e explicou sobre a postura da equipe diante da sequência de jogos pela frente.
“A gente está priorizando tudo enquanto estivermos nas competições. Temos que pensar no clássico agora (contra o Flamengo), depois na Copa do Brasil, depois em um jogo decisivo contra o Botafogo. Trabalhando no dia a dia, tratando cada jogo como uma decisão, e a próxima é contra o Flamengo. É um início de trabalho, está dando um mês, seis, sete jogos com esse grupo.”