Fluminense e Flamengo abrem as semifinais do Campeonato Carioca neste sábado (9/3) às 21h (de Brasília) no Maracanã, no primeiro dos dois clássicos valendo uma vaga na decisão.
Campeão da Recopa Sul-Americana na semana passada, o Fluminense sonha agora em avançar para a decisão para lutar pelo tricampeonato estadual – algo que não acontece desde 1985. Para isto, terá pela frente o maior rival, com quem disputou e venceu as últimas duas edições do Carioca.
O Flamengo busca manter a invencibilidade em 2024 para chegar à sexta final de Carioca seguida e buscar um título que não conquista desde 2021. Por ter feito a melhor campanha da Taça Guanabara, o Rubro-Negro tem a vantagem de dois empates ou dois resultados iguais (uma vitória e uma derrota pelo mesma diferença de gols).
Transmissão: Band, Bandsports e Canal Goat
Fluminense – técnico: Fernando Diniz
O Fluminense terá pelo menos quatro desfalques importantes para a semifinal. Com a lesão de Samuel Xavier constatada na última quarta-feira, Diniz perde o lateral-direito titular. Suspenso por ter sido expulso contra o Botafogo, no último domingo, André também está fora. Assim como Douglas Costa, que se lesionou no mesmo clássico. Com dores no joelho, Marlon completa as baixas. Com isso, Guga deve ser titular na direita, e Lima deve atuar no meio – Renato Augusto também foi testado.
Escalação provável: Fábio; Guga, Felipe Melo, Thiago Santos e Marcelo; Martinelli, Lima (Renato Augusto) e Ganso; Keno, Arias e Cano.
- Desfalques: André (suspenso), Samuel Xavier (lesão na panturrilha), Marlon (joelho) e Douglas Costa (lesão na coxa)
- Pendurados: ninguém – os cartões zeraram para a semifinal
Flamengo – técnico: Tite
Poupados no último jogo, Léo Pereira, Ayrton Lucas e Everton Cebolinha voltam ao time. Fabrício Bruno, que fraturou o nariz, está recuperado e vai para o jogo. Já o recém-contratado Léo Ortiz foi relacionado e pode fazer sua estreia, mas começará no banco. Tite não poderá contar com Gabigol e Wesley, dupla que ainda se recupera de pequenas lesões musculares.
Escalação provável: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Pedro.
- Desfalques: Gerson (cirurgia no rim), Gabigol e Wesley (recuperação muscular)
- Pendurados: ninguém – os cartões zeraram para a semifinal
Arbitragem
- Árbitro: Yuri Elino da Cruz
- Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa
- Assistente 2: Lilian da Silva Fernandes Bruno
- 4º árbitro: Grazianni Maciel Rocha
- VAR: Rodrigo Carvalhaes/ge
(Foto: reprodução)