Rio de Janeiro, RJ, 15 (AFI) – Em situação complicada na tabela, o Fluminense precisa vencer para se manter vivo na luta pela classificação para as semifinais do Campeonato Carioca. Neste domingo, a equipe encara o Nova Iguaçu, no Maracanã, às 16h, pela 10ª rodada da Taça Guanabara, a primeira fase do estadual.
Na última rodada, o Fluminense, nono colocado, com 11 pontos, empatou por 0 a 0 com o Flamengo. Por outro lado, o Nova Iguaçu também chega depois de um empate sem gols, contra o Volta Redonda. O adversário do Tricolor está em quinto lugar, com treze pontos.
FLUMINENSE
Desfalque no Fla-Flu por conta de dores na coxa esquerda, Samuel Xavier deve retornar ao time titular do Fluminense. Com a recuperação do camisa 2, Guga, que atuou no clássico, volta a ser opção do técnico Mano Menezes no banco de reservas.
O zagueiro Thiago Silva é dúvida para o confronto. O atleta está com dores no tendão calcâneo do pé esquerdo e não treinou em campo durante a semana. A tendência é que ele seja reavaliado neste sábado para que a comissão técnica possa saber se ele está apto ou não fisicamente.
Com a possível ausência do capitão, Juan Freytes pode receber nova oportunidade entre os onze iniciais. Contratado este ano junto ao Alianza Lima, do Peru, ele entrou em campo durante a partida contra o Flamengo e foi elogiado por torcedores. O argentino disputa a vaga com Thiago Santos. Destaque no clássico, Ignácio deve seguir como titular e formar a dupla de zaga com um dos dois.
Apesar do Fluminense correr riscos de ficar de fora das semifinais, o técnico Mano Menezes está otimista com uma classificação, que pode acontecer na última rodada, quando a equipe terá pela frente o Bangu. No entanto, ele reconheceu que o time perdeu pontos importantes no estadual.
“A gente não está no G-4 porque deixamos escapar pontos que os grandes não deixam. Nosso início foi abaixo dos demais, mas se continuarmos como temos ido nos últimos jogos, podemos alcançar a vaga na última rodada. Vamos por partes, tentar vencer o Nova Iguaçu, que é nosso compromisso em casa. Já mostramos para o torcedor que ele pode confiar na equipe.”, afirmou.
NOVA IGUAÇU
Ao lado do Madureira, o Nova Iguaçu tem a segunda melhor defesa do Carioca, com seis gols sofridos. Em contrapartida, a equipe treinada por Carlos Vitor tem o segundo pior ataque da competição, com apenas seis gols.
Titulares na última partida, o volante Jorge Pedra e o meia Lucas Cruz devem seguir entre os onze iniciais. Com a presença da dupla, é esperado que Igor Guilherme e João Lucas continuem como opções no banco de reservas.
Um dos remanescentes do time que surpreendeu no ano passado, o atacante Xandinho é um dos principais nomes da equipe na competição. Ainda no setor ofensivo, Victor Rangel, que teve uma breve passagem pelo Botafogo, em 2019, também é um dos ‘medalhões’ do clube da Baixada.