Fortaleza, CE, 30 (AFI) – Fortaleza e Vasco é um dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil que reúne times da elite nacional. Nesta quarta-feira, às 19h, fazem o jogo de ida na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
A partida de volta está marcada para terça-feira (21), às 21h30, em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).
Por participarem da terceira fase, todos os times já garantiram mais R$ 2,205 milhões em premiação. Quem avançar às oitavas de final, ganha mais R$ 3,465 milhões. Em caso de empate no placar agregado no mata-mata, a decisão vai para os pênaltis.
FORTALEZA
O Fortaleza chega para a partida com quatro baixas certas para enfrentar o Cruzmaltino, sendo três por ordem médica. Kuscevic e Cardona estão fora por apresentarem estiramento na coxa, um na direita e outro na esquerda, respectivamente; Calebe, por outro lado, sofreu um edema muscular na coxa esquerda.
Já o atacante Renato Kayzer, que foi recontratado pelos leoninos para a sequência de 2024, não poderá ir a campo por motivo diferente. O jogador atuou anteriormente pelo Criciúma e ficará impedido de atuar no certame nacional; é o único, inclusive, no elenco do Laion nesta condição.
O lateral-direito Dudu, em transição após passar por um desconforto muscular, não tem presença garantida; caso tenha, será alternativa entre os reservas. Ainda assim, o time titular ainda não está definido antecipadamente, dando continuidade à postura tradicional de Vojvoda, que é fazer mistério.
A principal interrogação do comandante argentino do Fortaleza é quanto ao sistema tático. Há possibilidade de Tinga ser acionado na lateral direita, desenhando uma linha de 4 na defesa, ou Pedro Augusto ser terceiro zagueiro.
Na primeira fase, o Fortaleza venceu o Fluminense-PI por 3 a 0 e, na segunda, passou pelo Retrô-PE, vencendo os pênaltis por 3 a 2 após empate sem gols.
VASCO
O Vasco chega em um momento bastante conturbado. Após vencer o Grêmio na estreia do Brasileirão, teve três derrotas seguidas. A última delas em São Januário, por 4 a 0, diante do Criciúma.
A situação culminou na saída do técnico Ramón Díaz. A dúvida se o treinador argentino foi demitido ou pediu demissão ainda está no ar e pode gerar até batalha judicial por conta da multa do contrato.
Nesta semana, muros de São Januário foram pichados pedindo a saída da empresa americana 777 Partners, dona de 70% da SAF vascaína.
Sem Ramón Díaz, Rafael Paiva, técnico do sub-20, comandará o Vasco interinamente. A tendência é que reforce o setor defensivo com três zagueiros: Rojas, Maicon e Léo.
Outra novidade pode ser a presença de Mateus Carvalho, formando trinca no meio-campo com Sforza e Hugo Moura. Payet, que retornou contra o Criciúma após lesão no joelho, não foi bem e não foi relacionado. Seguirá no Rio para retomar o ritmo.
Na primeira fase, o Vasco eliminou o Marcílio Dias-SC com vitória por 3 a 1. Depois, empatou por 3 a 3 com o Água Santa, mas venceu nos pênaltis por 4 a 1.