Rio de Janeiro, RJ, 28 (AFI) – Já classificado desde a rodada passada, o Botafogo perdeu a chance de terminar a fase de grupos na liderança da Libertadores, que poderia dar vantagem de decidir em casa o mata-mata das oitavas de final. Nesta terça-feira (28), o time carioca foi até a Colômbia e não saiu do empate sem gols com o Junior Barranquilla, no estádio Metropolitano, em Barranquilla. Com isso, terminou na vice-liderança do Grupo D com 10 pontos, mesma pontuação do próprio rival, que levou a melhor no critério de desempate.
Agora, as duas equipes aguardam a realização do sorteio da Conmebol que irão definir os duelos das oitavas de final para conhecer seus próximos adversários. Os dois times terminaram a primeira fase do dez pontos. Porém, o Júnior Barranquilla venceu no saldo de gols (3 contra 1). O Botafogo venceu três jogos, empatou um e perdeu dois. Já o rival venceu dois e empatou quatro.
PRIMEIRO TEMPO
Apesar da importância do resultado para ambos os lados, a primeira etapa foi de poucas emoções. Mesmo assim, as melhores chances foram pelo lado do Botafogo. A primeira boa oportunidade veio aos 24 minutos, quando após roubada de bola no meio-campo, Diego Hernández serviu Óscar Romero na entrada da área, que dominou com estilo e bateu firme de perna esquerda, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo, tirando tinta da trave direita.
Minutos depois foi a vez de Tchê Tchê ter a chance de deixar a sua marca. Aos 29, Diego Hernández tabelou com Yarley e viu o volante chegando por trás, que recebeu a bola e bateu cruzado, de primeira, mas a bola também saiu passando perto da trave. O rival até tentou responder, mas não conseguiu criar nenhuma oportunidade clara de gol.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou a mesma forma, com o Botafogo melhor em campo e o Junior Barranquilla se defendendo bem e se arriscando em contra-ataques rápidos. Logo aos dois minutos, depois de um escanteio cobrado na área, Bastos cabeceou com perigo, mas a bola foi para fora. Porém, aos 15 minutos tudo mudou, quando Diego Hernández acabou expulso por conta de uma entrada de sola no adversário. Com isso, o time carioca ficou com um jogador a menos.
Apesar da vantagem numérica, o Junior Barranquilla não conseguiu criar boas chances para sair com a vitória. O time colombiano controlou o resultado, que já era suficiente para deixar a equipe na liderança da chave, com muito toque de bola no meio-campo. O Botafogo ainda se arriscou algumas vezes, mas o zero prevaleceu no placar.