Caxias do Sul, RS, 09 (AFI) – Após a eliminação da Copa do Brasil, o Botafogo volta a se concentrar no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, às 11h, visita o Juventude no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), pela 22ª rodada. Os gaúchos, por outro lado, chegam motivados após conquistarem a classificação.
BOTAFOGO
No meio da semana, o Botafogo perdeu para o Bahia por 1 a 0 e foi eliminado nas oitavas da Copa do Brasil, já que empatou o jogo de ida por 1 a 1. No Brasileirão, o último resultado foi a goleada aplicada contra o Atlético-GO, por 4 a 1. Com isso, o time retomou a liderança com 43 pontos.
Entretanto, além de defender o posto mais alto, o Botafogo também precisa planejar a disputa das oitavas da Libertadores, contra o Palmeiras. O jogo de ida será realizado na próxima quarta-feira, no Rio.
O técnico Artur Jorge precisa gerenciar bem o elenco em meio às competições importantes. Tiquinho Soares, com dores no joelho, e Savarino, com problemas musculares, são dúvidas. Tchê e Luiz Henrique são baixas certas, pois estão suspensos.
Artur Jorge quer usar a eliminação na Copa do Brasil como combustível para o time melhorar.
“Não conseguimos passar na Copa do Brasil, mas estou orgulhoso do que fizeram os meus jogadores, como se comportaram. Temos que capitalizar essa energia da revolta, para sermos melhores na sequência de jogos”, projetou.
JUVENTUDE
Após empatar com o Fluminense por 2 a 2, o Juventude avançou às quartas da Copa do Brasil, pois venceu o duelo anterior por 3 a 2. No Brasileirão, porém, não está em bom momento. Não vence há cinco jogos, sendo três empates e duas derrotas, somando 22 pontos no meio da tabela, com um jogo a menos, diante do Cuiabá.
Na última partida, empatou por 1 a 1 com o Corinthians fora de casa. Como mandante, o Juventude vem fazendo grande campanha, embora tenha perdido a invencibilidade. São cinco vitórias, quatro empates e uma derrota.
O técnico Jair Ventura terá uma lista grande de desfalques por cartões. o goleiro Gabriel, o lateral-esquerdo Alan Ruschel e o atacante Lucas Barbosa foram expulsos. Além disso, o meia Luis Mandaca levou o terceiro amarelo.
O zagueiro Danilo Boza e o lateral-direito João Lucas também são dúvidas por lesões. O treinador deve promover as entradas do goleiro Matheus Claus, do lateral-esquerdo Gabriel Inocêncio e do atacante Edson Carioca.