Campinas, SP, 29 (AFI) – Três times brasileiros, por coincidência três Tricolores. entraram em campo nesta quarta-feira pela sexta e última rodada da Libertadores. No Morumbis, o São Páulo superou o Talleres-ARG por 2 a 0 e terminou líder do Grupo B.Já no Maracanã, o Fluminense venceu o Alianza Lima-PER, de virada, por 3 a 2, e, além de manter a invencibilidade, terminou na ponta do Grupo A.
Mas quem fez bonito mesmo foi o Grêmio. Na volta aos gramados, o Tricolor Gaúcho goleou o The Strongest-BOL, por 4 a 0, com show no estádio Couto Pereira, pelo Grupo C.
GRÊMIO
Em sua volta aos gramados, após quase um mês parado, o Grêmio teve uma boa atuação e goleou com facilidade o The Strongest, da Bolívia, por 4 a 0, no Couto Pereira, em Curitiba. Com dois jogos adiados por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, o time gaúcho iniciou a rodada na lanterna do Grupo C, mas terminou em terceiro, com seis.
Com 10 pontos, o time boliviano encerrou sua participação nesta fase garantido para o mata-mata da competição e precisaria de um empate para assegurar o primeiro lugar. Com 6 pontos e duas partidas a cumprir, o Grêmio ainda precisa buscar a classificação, mas tem a chance de terminar como líder do grupo.
Estudiantes, da Argentina, e Huachipato, do Chile, são os próximos adversários do Grêmio na competição, e se enfrentaram em La Plata também nesta quarta-feira. O time chileno venceu por 4 a 3 e tem 8 pontos. Já eliminado, o Estudiantes soma 4.
FLUMINENSE
Após ficar duas vezes atrás do placar, o Fluminense conquistou a virada por 3 a 2 para cima do Alianza Lima-PER.. A vitória no Maracanã manteve a invencibilidade do atual campeão na competição continental.
Com uma campanha de três vitórias e três empates, o Fluminense terminou na liderança do Grupo 1, com 12 pontos, e agora o sorteio para saber o adversário das oitavas de final. O Alianza Lima se despede na lanterna da chave, com quatro pontos, fora até dos playoffs da Copa Sul-Americana.
SÃO PAULO
O MorumBis recebeu um jogo nervoso e a dose maior de irritação ficou para o Talleres, que estava invicto há 17 jogos, mas perdeu por 2 a 0 para o São Paulo e saiu de campo reclamando de um pênalti não marcado. Foi dessa forma que os são-paulinos encerraram a primeira fase da Libertadorescomo líderes do Grupo B, ultrapassando o adversário, já que se tratava de um duelo direto. Além disso, somaram a 100º vitória do clube na história do torneio continental.
Os dois estão empatados com 13 pontos, mas o time brasileiro ficou em primeiro por vantagem de 7 a 5 no saldo de gols. A classificação tricolor às oitavas já estava garantida, mas terminar na liderança foi importante para ficar no pote dos demais líderes na hora do sorteio das oitavas e também para se colocar entre as melhores campanhas da fase de grupos, o que ajuda a decidir mais jogos em casa no mata-mata – nas oitavas, tal vantagem já é garantida.
OUTROS JOGOS
No Grupo A, do Fluminense, Cerro Porteño-PAR e Colo-Colo-CHI ficaram no empate por 1 a 1, no Paraguai. O resultado garantiu os chilenos nas oitavas, enquanto os paraguiaos vão para os playoffs da Sul-Amerinaca;.
Enquanto no Grupo B, do São Paulo, Barcelona de Guayaquil superou o Cobrasl-CHI, por 2 a 1, e se garantiu na fase preliminar da Copa Sul-Americana.
Já no Grupo C, do Grêmio, o Estudiantes-ARG foi derrotado por 4 a 3 para o Huachipato-CHI.