BLOG DO ARI
Campinas, SP, 6 (AFI) – Alô cidade de Rio Claro, alô Associação Esportiva Velo Clube Rioclarense: seja todos bem-vindos ao Paulistão de 2025.
Nada como aprender com os erros de 1979, quando o Velo Clube representou o município na principal competição do futebol paulista, mas naufragou com queda de divisão naquela mesma temporada.
Agora, o empate sem gols contra o Juventus, na tarde deste sábado, no Estádio Benito Agnelo Castellano, o Benitão, em Rio Claro, resultou na explosão de seus torcedores.
O Velo já havia se beneficiado da vitória por 1 a 0 sobre o Juventus, no Estádio da Rua Javari, na semana passada, nesta etapa semifinal da Série A2 do Paulista.
Resta saber quem será o seu adversário na final da competição, que vai sair do confronto entre Portuguesa Santista e Noroeste, na manhã/tarde deste domingo, no Estádio Ulrico Mursa, em Santos.
No primeiro duelo, travado em Bauru, foi registrado empate. Logo, o vencedor vai disputar o título com o Velo Clube.
UM A MENOS
A imprudência do zagueiro Júlio Vaz, do Velo Clube, poderia ter colocado tudo a perder após entrada violenta sobre o juventino Thiago, no penúltimo minuto dos acréscimos, ainda do primeiro tempo, que resultou em expulsão.
Se o Velo já havia entrado com proposta de cuidados defensivos, foi obrigado a aumentar a vigilância após o intervalo, ao atuar com um homem a menos.
Aí prevaleceu a obediência tática de seus jogadores, para o clube se defender e sustentar o empate sem gols.
Imaginem se o Juventus, clube sem a mínima inspiração ofensiva, surpreendesse?
Pra melhorar a pergunta, como será que ele conseguiu chegar até esta fase semifinal do Paulista da Série A2?
De qualquer forma, as claras limitações técnicas do Velo Clube apontam para a necessidade de o elenco ser recauchutado para o Paulistão de 2025.
Do contrário, será um outro bate e volta, repetição daquela experiência frustrante ocorrida há 45 anos.
PRIMEIRA VEZ
Aquele 16 de setembro de 1979 marcou minha primeira chegada a Rio Claro, para trabalhar, pela Rádio Brasil-Campinas, na vitória do Guarani sobre o Velo Clube por 2 a 1, gols de Capitão e Flavinho, com público de 7.571 pagantes e 1.134 menores.
Pois agora que a aconchegante cidade de Rio Claro atinge população de 201.418 habitantes, segundo informação do IBGE de 2022, o público desta partida contra o Juventus encolheu: 5.509 pagantes.
Em Rio Claro ainda voltei em meados da década de 90, com objetivo de comprar charrete de empresa especializada na fabricação do produto.
Valeu, Rio Claro. Parabéns!