Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 15 (AFI) – A tabela de jogos do Campeonato Paulista programa para a noite deste domingo, 16 de fevereiro, às 18h30, no Allianz Parque, um dos mais importantes clássicos do futebol brasileiro: Palmeiras x São Paulo. O problema, no entanto, é que os dois times não atravessam bom momento.
O Verdão continua ameaçado de não se classificar para os mata-matas, e isso tem incomodado muito sua diretoria, seu técnico e sua torcida. O time verde da capital paulista, só conseguiu somar até agora 16 pontos no seu ativo (é o terceiro colocado do Grupo D).
À sua frente estão São Bernardo, com 19 pontos, e Ponte Preta, com 18. Fica mais do que evidente, portanto, que o Palmeiras vai precisar correr muito atrás dos três pontos que estarão em jogo nesse clássico.
SÃO PAULO IRREGULAR
E com seu adversário, o São Paulo, não é nada diferente. O Tricolor paulista não vence uma partida há três jogos, e dizem que, se completar a quarta, o técnico Luis Zubeldia será demitido. Essa informação, como não pode deixar de acontecer, aumenta sobremaneira a pressão sobre o polêmico técnico argentino (e, por consequência, também sobre seus jogadores).
Diante disso, diríamos que esse é o tipo do jogo onde não é possível indicar um favorito. Qualquer dos dois clubes pode chegar lá. Nem mesmo o fato de ter o mando de campo dá qualquer tipo de vantagem ao Palmeiras. Serão noventa minutos onde tudo poderá acontecer. Vamos aguardar para poder conferir.
PONTE PRETA VAI BEM
Além deste super clássico, a 10.ª rodada do Paulistão terá mais sete jogos. A começar por Ponte Preta x Botafogo (outro jogaço no interior paulista), em Campinas. É jogo onde tudo pode acontecer. Ele começa às 16 horas deste sábado.
Às 18h30, uma partida que já foi considerada “clássico”. De um lado, a Portuguesa de Desportos, que num passado distante era considerada a quinto grande clube paulista (já não é mais).
Do outro, estará o melhor time do futebol de São Paulo, o Corinthians. Uma equipe bem armada, que está jogando um grande futebol e tem tudo para faturar mais três pontos na noite deste sábado, dia 15 de fevereiro, às 18h30, no renovado estádio do Pacaembu. Qualquer resultado que não seja uma vitória corintiana poderá ser considerado uma enorme zebra.
Às 20h30. o Red Bull Bragantino, que já não é nem sombra do que foi, pega o Noroeste, de Bauru. Os dois times não atravessam bom momento.
CHOQUE DE LÍDERES
No domingo, dia 16, além do badalado clássico entre Palmeiras e São Paulo, mais três jogos completam a rodada dominical.
Às 16 horas, no ABC paulista, jogam São Bernardo x Guarani, de Campinas. O São Bernardo é líder isolado do Grupo D. O Bugre campineiro, por sua vez, é líder do Grupo B.
Será, portanto, um choque de líderes. O fato da partida ser em São Bernardo dá alguma vantagem ao time da casa, mas é bom não desacreditar o Guarani, que tem time para arrancar ao menos um ponto de seu adversário desta tarde.
DUELO DOS DESESPERADOS
No mesmo horário, em Rio Claro, o Velo Clube, que anda mal das pernas, encara a Inter, de Limeira. Jogo entre dois times em péssima fase técnica. Tudo pode acontecer.
Às 20h30, o Santos tem tudo para voltar a vencer, porque, primeiro joga em casa, (Vila Belmiro) e, segundo, porque seu adversário é muito ruim. Aposto todas minhas fichas no clube de Neymar (mesmo sabendo que ele ainda não está jogando bem).
Na segunda-feira, dia 17, às 20 horas, Novorizontino x Mirassol fecham a rodada em Novo Horizonte. Considero o Mirassol mais time, mas por jogar em casa, a equipe do Novorizontino merece nosso respeito.
Veja a classificação de cada grupo antes da 10ª rodada:
CLASSIFICAÇÃO COMPLETA !
CONFIRA OS JOGOS DA 10.ª RODADA: