Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 3 (AFI) – Lucas Paquetá de novo? Saiu outra lista de convocados do técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior. As novidades foram Igor Jesus, atacante do Botafogo carioca, e Abner, lateral do Lyon, da França. No mais, repetiram-se nomes de outras listas, que poderia ter sido um pouco mais ousada, dando espaço a jogadores que realmente mereçam estar lá.
Entre eles, cito o nome do goleiro Weverton, do Palmeiras, que está numa fase técnica excepcional, e merecia estar lá. Eu o considero bem superior aos três que foram convocados por Dorival. Na lateral direita já estou cansado de ver o nome de Danilo, um jogador mediano e já veterano, que nem merece estar na lista. Será que não tem outro?
PAQUETÁ É BADALADO
No ataque, o irregular Raphinha voltou a ser chamado, assim como Martinelli, que não tem jogado nada de especial para merecer ver seu nome nesta lista de convocados. Mas há um nome, em especial, que eu jamais chamaria: Lucas Paquetá. Um jogador badalado, que é considerado por muitos como a solução para o meio campo da seleção, mas que, em minha opinião, não está jogando nada (acho até que nunca jogou!) e me parece mais um protegido de Dorival, do que um jogador com competência suficiente para ser titular do meio campo brasileiro.
Para que vocês tenham uma ideia de como Paquetá é limitado, passo para vocês uma informação fornecida pelo Instituto de Pesquisa da Folha de São Paulo. Até agora, em 6 partidas disputadas pela Premier League, Paquetá jogou seis vezes pelo West Ham, da Inglaterra. Nestas partidas fez apenas 1 gol e não deu nenhuma assistência, mesmo sendo o meia armador que deveria acionar os atacantes de seu time.
UM GRANDE MISTÉRIO
Diante disso, fica a pergunta: como é que um meia que Dorival tem como titular de sua seleção, pode produzir tão pouco pelo seu clube? Por que insistir em sua convocação e em mantê-lo como titular, se sua produção no seu clube, é tão pífia? E mais. Todo mundo sabe que qualquer time de futebol ou seleção, precisa de um meio campo forte e de inegável eficiência.
Então, como um meia tão medíocre como Paquetá, pode ser titular de uma Seleção Brasileira numa competição tão importante como é a Eliminatória Sul Americana da Copa de 2026? Acho que nem Dorival sabe a resposta. E, se ele mesmo não tem uma explicação, por que Paquetá continua a ser um de seus titulares na disputa deste importante torneio do futebol mundial?
DORIVAL CONVOCA MAL E ESCALA MAL
Disse tudo isso, porque sinto que Dorival Júnior está perdido no comando de nossa Seleção. Ele convoca mal e escala ainda pior. Por isso perdemos do Paraguai, uma seleção tecnicamente bastante limitada, no último jogo disputado em Assunção. Dorival não soube convocar e muito menos escalar a equipe que encarou a seleção paraguaia.
Em razão disso, cresce a ideia de que o Brasil pode sim ficar fora da próxima Copa. E mesmo que consiga a vaga, que futuro terá a Seleção do Brasil na Copa que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá em 2026? Na verdade, ao que tudo indica, o Brasil vai fazer campanha ainda pior do que aquelas que fez sob o comando de Tite, nas duas últimas duas Copas que participou.
Mas, como quem manda não está nem aí (caso da CBF), não temos para onde correr. É aceitar o que está sendo feito e se preparar para outro vexame brasileiro numa Copa do Mundo. E para terminar. A convocação feita por Dorival nesta última semana, visa os dois jogos programados pelas Eliminatórias da América do Sul.
AS ELIMINATÓRIAS
Um jogo será no dia 10 de outubro, em Santiago, contra o Chile. E o outro, dia 15 de outubro, em Brasília, contra o Peru. Serão as rodadas de número 9 a 10. Essa competição só vai terminar no dia 14 de setembro de 2025. A Copa do Mundo começa no ano seguinte, no dia 11 de junho de 2026.
O encerramento será dia 19 de julho do mesmo ano. Lembro que o Brasil a partir do momento em que começou a disputar uma Copa do Mundo, jamais deixou de fazê-lo. Espero que este privilégio seja mantido sob o comando de Dorival Júnior (se é que o técnico será ele!). Se a seleção continuar a produzir o que está, é melhor nem disputar o próximo Mundial. Seria um vexame.