• Home
  • + Esportes
  • Reta final do Charmoso Gauchão, Avaí é o novo líder do Catarinense e a luta para escapar da segunda divisão

Reta final do Charmoso Gauchão, Avaí é o novo líder do Catarinense e a luta para escapar da segunda divisão

Por Eduardo Ventura

Porto Alegre, RS , 11 (AFI) – O “Charmoso Gauchão” chega na sua sétima rodada neste meio de semana, com o Juventude clube de melhor campanha, a terceira força do Rio Grande do Sul, está na frente de Grêmio e Internacional.

Os três seguem na liderança dos seus grupos, condição que lhe garantem nas semifinais, com o segundo melhor enfrentando o de melhor campanha, e se manter o Caxias nesta segunda posição, teremos os tradicionais, clássico Caju (Caxias x Juventude) e Grenal (Grêmio x Internacional) nas semifinais do Gauchão.

No sábado, o clássico Grenal foi disputado na Arena com empate em 1×1, com muita reclamação por parte dos dirigentes colorados pelo uso do VAR, e a exclusão do técnico Roger Machado da sua casamata, após o seu auxiliar ser expulso. No regulamento consta, onde qualquer membro da comissão for expulso o treinador deve ser retirar.

A outra reclamação foi o chamado do arbitro de vídeo, Daniel Nobre Bins, ao analisar uma irregularidade na cobrança de falta com Wanderson, mudou a trajetória da bola dentro da área com o braço, ao analisar no vídeo, o arbitro FIFA, Rafael Klein, marcou pênalti em favor do Grêmio.

Grenal equilibrado no Beira-Rio. Foto: Lucas Uebel – GFPA

A competição segue nesta terça, com o Grêmio recebendo o Pelotas na Arena, e na quarta-feira, com destaque para o Internacional vai até Ijuí, enfrentar o São Luiz, e o Juventude medirá forças contra o Avenida, em Santa Cruz do Sul.

Outro adversário que o Grêmio enfrentará nesta semana e para registrar os jogadores que estão contratados, um deles e o atacante Francis Amuzu, de 25 anos. O ganês naturalizado belga atuou durante sua carreira pelo Anderlecht, da Bélgica.

Outro jogador que o clube espera anunciar, é o lateral esquerdo, Lucas Esteves, o ex-jogador do Vitória-BA. Há uma espera da definição do acerto entre os clubes para ser registrado. Conforme o regulamento da competição, as inscrições encerram na sexta-feira, dia 14.

LEÃO DA ILHA É NOVO LÍDER DO CATARINENSE

Em solo catarinense, o campeonato segue com alternância de posições, mas já demonstrando que o Santa Catarina consolidou a sua presença com os grandes do estado em 2026, e na caça da vaga na Serie D, algo inédito para o clube de Rio do Sul.

A liderança com um jogo a mais que o Criciúma, é do Avaí, que engatou três vitorias consecutivas, somando quinze pontos, seguido de perto com treze pontos, por Criciúma e Santa Catarina.

Quem se recuperou na competição foi o Concordia, com duas vitorias consecutivas, ocupa a quinta colocação com onze pontos e não corre mais riscos de rebaixamento.

O Barra do técnico Eduardo Souza, mais conhecido como “Salvador da Pátria”, venceu o Figueirense, pelo placar de 1×0, e sonha com uma vaga no G8, ocupando o nono lugar com nove pontos.

A luta para escapar da segunda divisão de Santa Catarina, tem um forte candidato e deve encaminhar o seu descenso, nesta quinta-feira ou domingo, diante do seu torcedor, será o Hercílio Luz com apenas dois pontos em sete jogos, e sem conseguir reação, mesmo sob o comando de Paulo Baier, poderá assinar o passaporte contra o Joinville ou Chapecoense.

A outra vaga, segue em aberto, com Caravaggio (6), Marcílio Dias (7) e Barra (9), o clube de Nova Veneza, nesta quarta-feira, enfrentará o Criciúma no Heriberto Hulse, já o Marinheiro recebe no estádio Dr. Hercílio Luz, o Barra.

Já inscrito no BID, o técnico Cristian Souza estreia com a missão de se distanciar do Z2, ficando perto da pontuação para escapar da segunda divisão, atualmente calculado em onze pontos.

Após ser “emprestado” pelo Atlético Tubarão ao EC São Bernardo, assumindo o clube do ABC Paulista na zona do rebaixamento para a Serie A4, o técnico Sandro Sargentim, que retorna ao peixe, não perde há três jogos no paulistão, com o clube ocupando o nono lugar, um ponto atrás do União São Joao (Araras).

A meta quando assumiu era não deixar o EC São Bernardo cair de divisão, restando oito jogos para terminar a fase de classificação, o cachorrão já projeta uma vaga no G8, entrando na briga pelo acesso à Serie A2 do Paulista em 2026.

TRÊS CLUBES LUTAM PARA NÃO CAIR
E ATHLETICO ASSUME A LIDERANÇA

O campeonato paranaense entra na sua reta final nesta semana, com uma disputa acirrada para escapar do rebaixamento, já parte de cima, Athletico, Operário e Londrina brigam pela primeira colocação geral, para decidir o segundo jogo como mandante.

Lanterna com seis pontos, o Paraná precisa vencer os três jogos restantes para escapar do retorno à segunda divisão, na briga estão São Joseense e Rio Branco, os dois somam sete pontos, com o clube de Paranaguá, fora do Z2, por ter um saldo de gols melhor (-11) contra (- 12) do clube de São José dos Pinhais.

Com dez pontos, o Andraus depende apenas dele para permanecer, apesar de enfrentar o Londrina nesta quarta-feira, terá na última rodada no sábado, o São Joseense, jogando diante do seu torcedor em Campo Largo, dias tensos para torcedores, clubes e jogadores nesta resta final de competição.

Com a divulgação dos jogos da primeira fase da Copa do Brasil, Athletico, Coritiba, Operário, Maringá e Cascavel conheceram seus adversários e tentam vagas na sequência da competição. O recurso das duas primeiras fases, é fundamental para a sequência do trabalho na atual temporada, em especial para o Cascavel, com vaga no campeonato brasileiro da Série D em 2025, pode almejar um melhor investimento na formação do elenco e buscar o acesso a Série C em 2026.

Outros dois clubes integram a lista, o Cianorte e Azuriz. Para o ano que vem, pela classificação após nove rodadas, Cianorte, Maringá, Azuriz e Cascavel, seguem na luta por três vagas, os três primeiros que foram mais longe na competição conquistam a vaga na competição nacional em 2026, ampliando o calendário para os clubes do interior do estado do Paraná.

Confira também:

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Vasco faz proposta por Neyser Villarreal, do Millonarios

Rio de Janeiro, RJ, 21 (AFI) – De olho no mercado, o Vasco tem interesse…

Flamengo mira renovação de contrato de Erick Pulgar

Rio de Janeiro, RJ, 21 (AFI) – Titular absoluto do Flamengo, Erick Pulgar não tem…

Atlético-MG acumula marcas impressionantes no início de 2025

O Atlético-MG começou o ano de 2025 com números impressionantes e uma campanha avassaladora. Sob…