Campinas, SP, 26 (AFI) – Quatro jogos abriram a segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, nesta sexta-feira. O Santos fez mais uma vítima ao derrotar o Avaí por 2 a 0 na Ressacada e se manter com 100% de aproveitamento. Mesmo resultado da vitória do Sport sobre o Vila Nova, na Arena Pernambuco.
Enquanto isso,o Ituano perdeu a segunda seguida, desta vez para o Operário-PR, por 2 a 0, em Itu. E o Guarani foi superado pela Chapecoense por 1 a 0, no Brinco de Ouro.
Com os resultados, o Santos chegou a seis pontos e lidera parcialmente a Série B com um gol a mais de saldo que Sport e Operário gols de saldo positivo. O Vila Nova é o sétiemo, com três. Na parte de baixo da tabela, Guarani e Ituano dividem a lanterna, ainda sem pontuar na competição.
RESUMOS
Candidato ao título, o Santos se impôs em Santa Catarina. Com mais posse de bola e acelerando o jogo, o time de Carille só conseguiu tirar o zero do placar no início da segunda etapa, com JP Chermont. O lateral recebeu na área, fintou a marcação e bateu cruzado. A bola desviou no meio do caminho e morreu nas redes, aos 12 minutos. Com a vantagem, o Santos tomou conta da partida. O goleiro João Paulo pouco foi exigido e ainda viu Julio Furch sair do banco e sacramentar a vitória, aos 33.
No Novelli Jr, o Ituano começou mal e viu Ronaldo abrir o placar aos 25 e levar a vantagem do Operário para o intervalo. Na segunda etapa, o time de Itu mudou a postura e foi empilhando chances atrás de chance. O goleiro Rafael Santos do time paranaense era o destaque da partida. A pressão não surtiu efeito e no último lance, Ronaldo aproveitou e garantiu a vitória dos visitantes.
Em Campinas, com seis minutos de jogo, o lateral JP Galvão, da Chapecoense, foi expulso após revisão no VAR. Com um a mais, o Guarani chegou a ter um pênalti assinalado, mas o mesmo VAR anulou. Na sequência, Bruno Leonardo marcou para a Chapecoense, de cabeça, aos 28 minutos. O time paulista pressionou até o fim, mas parou nas defesas do goleiro Matheus Cavichioli, na trave e na falta de pontaria. O Guarani chegou a marcar no último lance, mas o gol foi anulado por impedimento.
No duelo dos times que bateram na trave no acesso em 2023, o Sport levou a melhor sobre o Vila Nova. Na Arena Pernambuco, o time nordestino foi superior aos goianos e venceu por 2 a 0, com gols de Rafael Thyere e Gustavo Coutinho, com um gol em cada tempo.