Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 25 (AFI) – Palmeiras pode assumir a liderança neste final de semana. Pode até não acontecer. Mas, ao que tudo indica, o Verdão poderá assumir neste final de semana a liderança da Série A do Campeonato Brasileiro. Para tanto, basta que ganhe em casa do Fortaleza, que já não atravessa a mesma boa fase de antes, e o Botafogo, que é o atual líder da competição, ao menos empate com o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista (o que não nos parece nada difícil).
E digo mais. Se isso acontecer, o Verdão dificilmente perderá a liderança nas últimas seis rodadas do campeonato. E digo isso baseado nos números do time de Abel Ferreira que, mesmo sendo no momento vice-líder do campeonato, é o clube que tem os melhores números da Série A.
PALMEIRAS É O MELHOR
Tem o ataque mais eficiente da competição (51 gols a favor), a defesa menos vazada (23 gols contra), o melhor saldo de gols (28 gols), o terceiro artilheiro do campeonato (Flaco Lopes, com 9 gols marcados) e, na média, o goleiro menos vazado (Weverton, com 23 gols sofridos).
O atual líder, Botafogo, não tem nenhuma destas virtudes, e sua liderança com apenas um ponto à frente do Verdão, parece mesmo ser apenas ilusória, porque, os números provam que o Palmeiras já é o melhor time do campeonato. Só falta confirmar isso na classificação geral da competição, o que, como disse acima, é bem provável que aconteça neste sábado.
FLAMENGO NO MARACANÃ
Além deste jogo que começa às 16h30 deste sábado, mais sete jogos serão disputados neste mesmo dia. Ainda às 16h30, o Flamengo encara o Juventude, no Maracanã, como favorito. O Vitória faz jogo igual, na briga para fugir do descenso, com o Fluminense, em Salvador, Bahia. Não há favorito.
Em Porto Alegre, o Grêmio recebe o Atlético Goianiense, último colocado. O Tricolor gaúcho tem tudo para ganhar os três pontos. Às 18h30, será vez do decadente Athletico-PR enfrentar o Cruzeiro que, desde que Fernando Diniz assumiu seu comando, não ganhou de ninguém. Jogo ruim e sem um favorito destacado.
BOTAFOGO EM BRAGANÇA
Às 19 horas, em Bragança Paulista, o Red Bull pega o atual líder do campeonato, o Botafogo. Time carioca vai entrar desfalcado, e disso pode se aproveitar o time de Bragança para faturar os três pontos. Em Belo Horizonte, o Atlético Mineiro encara o Internacional, que atravessa ótima fase. É um jogo onde tudo pode acontecer.
E às 21 horas, o Criciúma, que tem conseguido ótimos resultados em casa, recebe o São Paulo, de Luis Zubeldia. Os dois times precisam dos pontos. O São Paulo tem melhor elenco e, como descansou a semana inteira, pode impor seu jogo e ficar com os três pontos. Mas o time da casa também tem recursos para se impor.
Na segunda-feira, dia 28, dois jogos: 19 horas, Cuiabá x Corinthians (favoritismo do time da fiel). Às 21 horas, Vasco x Bahia. Jogo equilibrado e sem favorito, mesmo sendo em São Januário.
Antes destes jogos, a classificação geral do campeonato está assim:
CLASSIFICAÇÃO COMPLETA
OS MELHORES E OS PIORES
Clubes com maior número de vitórias – Botafogo e Palmeiras, 18 cada um.
Clubes que mais empataram – Atlético Mineiro e Corinthians, 11 vezes cada um.
Clube que mais perdeu – Atlético Goianiense, 18 vezes.
Ataque mais positivo – Palmeiras, 51 gols pró.
Defesa menos vazada – Palmeiras, 23 gols contra.
Pior ataque e pior defesa – Atlético Goianiense (22 gols a favor e 47 contra).
Principais artilheiros – Pedro, do Flamengo, 11 gols. Hulk, do Atlético Mineiro, 10. Flaco Lopes, do Palmeiras, 9.
SÓ DOIS PELO TÍTULO
Nesse momento, o campeonato chega a sua trigésima primeira rodada. Assim que ela terminar, vão faltar 6 para o Brasileirão terminar (ou seja, 18 pontos ainda estarão em jogo). Em minha opinião, só dois clubes brigam pelo título, Botafogo e Palmeiras.
Mas como o clube carioca disputa outras competições, seu desgaste pode favorecer o Palmeiras a ficar com o título (seria o terceiro do clube, em sequência).
Na parte de baixo da tabela de classificação, o Atlético Goianiense já me parece rebaixado. Podem acompanhá-lo, porque também estão em queda profunda de produção, Cuiabá e Athletico Paranaense. Corinthians e Vitória, da Bahia, vem em seguida, nesta lista dos clubes mais ameaçados pela degola.
CONFIRA OS JOGOS DA 31.ª RODADA: