Campinas, SP, 6 (AFI) – O futebol do Brasil foi mal na primeira rodada da Copa Libertadores da América. Em sete jogos disputados, os clubes brasileiros perderam 3, empataram 3 e só venceram 1. Algo inesperado, diante da propalada superioridade técnica do futebol de nosso País, em relação aos demais países da América do Sul. O único clube que venceu foi o Atlético Mineiro, que goleou o Caracas, fora de casa, por 4 a 1.
Enquanto isso, os gigantes chamados Flamengo e Palmeiras, só conseguiram empatar, em 1 a 1, seus jogos diante do Millonarios, de Bogotá e San Lorenzo de Almagro. Pior ainda fizeram Grêmio, Botafogo e São Paulo, que foram derrotados em suas estreias na fase de grupos da Copa Libertadores.
O pior deles foi o Botafogo, que conseguiu perder em casa para o Júnior Barranquilla, por 3 a 1. O Grêmio também foi mal, ao cair por 2 a 0, diante do Strongest, da Bolívia, enquanto o São Paulo foi derrotado no interior da Argentina, pelo Talleres, por 2 a 1.
CHANCE DE RECUPERAÇÃO
A chance de recuperação das equipes brasileiras será na semana que vem, quando será disputada a segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Na terça-feira, dia 9 de abril, jogam Grêmio e Huachipato, em Porto Alegre, e Fluminense x Colo Colo, no Rio de Janeiro. Na quarta, o Atlético Mineiro recebe o Rosario Central, em Belo Horizonte, o São Paulo pega o Cobresal, no Morumbi, em São Paulo e o Flamengo encara o Palestino, no Maracanã, Rio de Janeiro.
Finalmente, na quinta, o Botafogo carioca vai visitar a LDU (compromisso bem difícil), enquanto o Palmeiras, já livre da decisão do Campeonato Paulista, estará mais tranquilo para vencer esse jogo em casa, e começar prá valer sua luta para ganhar mais uma vez a Copa Libertadores, que é o sonho de consumo de sua torcida.
CORINTHIANS NA SUL-AMERICANA
Como a Libertadores, também a Copa Sul-Americana terá seus jogos válidos pela segunda rodada da fase de grupos, na semana que vem. Na terça-feira, dia 9 de abril, o Corinthians recebe o Nacional do Paraguai, na Arena de Itaquera. Na estreia, o Time da Fiel só empatou fora de casa e, por isso mesmo; precisa vencer esta partida para recuperar os pontos que perdeu na partida desta semana.
Problema é que o time de Antônio Oliveira, não tem jogado bem e seu futebol não me parece suficiente para sonhar alto ao ponto de disputar o título desta Copa. Mas como o jogo será em casa, e o Nacional é um time meia boca, a possibilidade de uma vitória do time da fiel neste jogo é boa.
ATHLETICO ESTREOU BEM
Neste mesmo dia, o Athletico-PR, que está em ótima fase, recebe o Rayo Zuliano como franco favorito. Na quarta, mais três jogos. Fortaleza x Nacional Potosi, Internacional x Red Tomayapo e Racing x Red Bull Bragantino. Na quinta, o Cuiabá visita o Metropolitanos e o Cruzeiro recebe o Alianza de Lima, em Belo Horizonte.
Em tese, ao contrário do que aconteceu na primeira rodada, os clubes brasileiros devem vencer a maioria dos seus jogos nesta segunda rodada da Sul-Americana. Uma ou outra surpresa, será normal. Mas nos sete jogos que serão disputados, no mínimo em cinco, certamente acontecerão vitórias brasileiras.