São Paulo, SP, 15 – A Conmebol revelou, nesta sexta-feira, os horários dos jogos da quinta e última rodada do hexagonal final do Campeonato Sul-Americano Sub-20, a ser realizada domingo, em Caracas, na Venezuela. O Brasil, líder da fase, joga às 18h30 com o Chile, enquanto a Argentina entra em campo às 21h30 frente ao Paraguai. Com isso, os argentinos saberão o resultado que vão precisar para conquistar o título.
Após quatro rodadas, Brasil e Argentina somam dez pontos cada, mas o time de Ramon Menezes está em primeiro lugar por causa do saldo de gols (4 a 3).
A situação lembra muito o que aconteceu na Copa de 1978, disputada na Argentina e que vivia uma ditadura sob um severo regime militar. Na segunda fase, apenas o campeão de cada uma das duas chaves iria para a final.
Brasil e Argentina estavam no mesmo grupo. Na primeira rodada, os brasileiros venceram o Peru por 3 a 0, enquanto os argentinos passaram pela Polônia por 2 a 0.
MARMELADA DA DITADURA ARGENTINA
Na segunda rodada houve empate sem gols entre Brasil e Argentina. Na última rodada, o Brasil jogou primeiro e bateu a Polônia por 3 a 1. Os argentinos, que precisavam de uma vitória por quatro gols de vantagem, venceram por 6 a 0, foram para a final e conquistaram o primeiro mundial com vitória sobre a Holanda por 3 a 1.
O Brasil terminou em terceiro lugar ao vencer a Itália, por 2 a 1, e terminou a competição de forma invicta. Os gols foram marcados por Dirceu e por Nelinho, lateral direito do Cruzeiro e que chutava com força e com muito efeito, a ponto da trajetória da bola fazer uma enorme curva.