Rio de Janeiro, RJ, 19 (AFI) – Vasco Matos não irá treinar o Botafogo. Nesta quarta-feira, o Santa Clara, de Portugal, divulgou em suas redes sociais a renovação de contrato do treinador, que estendeu seu vínculo com o clube até 2027. O Alvinegro ficou muito perto de realizar a contratação, mas nos últimos detalhes, houve uma reviravolta e a diretoria segue em busca de um nome para o cargo.
ENTENDA
O principal entrave na negociação foi a falta de garantia de que Vasco Matos poderia trabalhar nas principais competições do continente, como a Copa Libertadores. A licença mais alta do português é a licença A da UEFA, um nível abaixo da UEFA Pro, equivalente à Conmebol Pro. Portanto, a Conmebol, entidade máxima do futebol sul-americano, não permitiria que o técnico estivesse à beira do campo em suas competições.
A negociação frustrou o Botafogo, que no início da semana comunicou ao Santa Clara que tinha a intenção de pagar a multa rescisória de 1 milhão de euros (quase R$ 6 milhões na cotação atual) para fechar com Vasco Matos. O nome era o preferido de John Textor, dono da SAF do clube carioca.
Enquanto busca um treinador no mercado, o Botafogo segue sendo treinado de forma interina pelo auxiliar técnico permanente Cláudio Caçapa. O profissional foi anunciado na semana passada para substituir Carlos Leiria, que voltou para as categorias de base. Além de Vasco Matos, a diretoria entrou em contato com André Jardine, Tite, Tata Martinez, Rafa Benítez e Roberto Mancini, mas não houve avanço nas tratativas com nenhum deles.
PRÓXIMO JOGO
Sem vencer há três partidas no Campeonato Carioca, o Botafogo busca espantar a fase conturbada e volta a campo nesta quinta-feira, contra o Racing, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana, no estádio El Cilindro (ARG), às 21h30. O duelo reúne os atuais campeões da Libertadores (Botafogo) e da Sul-Americana (Racing).