Belo Horizonte, MG, 18, (AFI) – O Cruzeiro recebeu nas últimas horas uma proposta do Zenit, da Rússia, pelo meia Matheus Pereira. Segundo apuração do Central da Toca e da Samuca TV, os valores ainda não foram oficialmente divulgados, mas podem chegar a 20 milhões de euros (cerca de R$ 118 milhões), incluindo bônus. O clube celeste avalia a oferta, já que a janela de transferências do futebol russo se encerra na quinta-feira (20).
Matheus Pereira tem contrato com o Cruzeiro até junho de 2026 e já havia manifestado o desejo de retornar à Europa. Antes da proposta do Zenit, o meia recebeu sondagens de clubes do Oriente Médio e da Ásia, que foram recusadas tanto pelo estafe do jogador quanto pela diretoria celeste.
Em entrevista recente, Matheus Pereira revelou que conversou com o presidente Pedrinho BH e o diretor Alexandre Mattos sobre a possibilidade de deixar o clube.
“Sempre deixei muito claro, no final do ano conversei com Pedrinho e Alexandre Mattos, falei que tinha o desejo de sair. A gente vai ter um filho agora, e queria criá-lo na Europa. Infelizmente, não aconteceu.”
REPOSIÇÃO NO ELENCO
Caso Matheus Pereira seja negociado, o Cruzeiro precisará buscar uma reposição para o setor de criação. No elenco atual, o técnico Leonardo Jardim conta com algumas opções, como:
- Eduardo (ex-Botafogo), contratado nesta temporada
- Rodriguinho (ex-América-MG), que ainda tem poucos minutos em campo
- Christian (ex-Athletico-PR), que pode atuar em diferentes posições no meio-campo.
O Cruzeiro investiu 5 milhões de euros (cerca de R$ 30 milhões na época) para adquirir Matheus Pereira junto ao Al-Hilal, da Arábia Saudita, em junho de 2024. Desde então, ele disputou 81 partidas, marcou 12 gols e deu 17 assistências com a camisa celeste.
Uma reunião está marcada para quarta-feira (19) entre todas as partes envolvidas para definir o futuro do jogador. Como o Cruzeiro detém pouco mais de 50% dos direitos econômicos de Matheus Pereira, a negociação pode render uma boa quantia aos cofres do clube.