Por SÉRGIO CARVALHO
São Paulo, SP, 17 (AFI) – O técnico Luis Zubeldía aumentou para quatro jogos sem vitórias nos seus últimos jogos pelo Paulistão 2025. Mas o que ele conseguiu no domingo à noite, no empate sem gols contra o Palmeiras, foi “quase” uma vitória.
A verdade é que o esquema armado pelo treinador argentino, surpreendeu o técnico Abel Ferreira a tal ponto, que, mesmo utilizando todos os recursos que tinha em mãos, ele não conseguiu superar a bela retranca armada pelo polêmico treinador do São Paulo.
Foi um jogo chato de se ver, é verdade. Mas o São Paulo conseguiu o que queria. Empatou com um de seus mais importantes adversários, dentro da Allianz Arena, e não deixou o adversário andar. Abel tentou tudo.
Abriu o jogo pelas pontas, atacou com os laterais e até com os zagueiros, forçou as jogadas pelo meio por baixo e pelo alto e, mesmo assim, não conseguiu furar o bloqueio defensivo tricolor. Para o Verdão, um completo desastre.
SÃO PAULO GARANTE VAGA
Com o empate, permaneceu na terceira colocação de seu grupo e pode até ficar fora da fase de matas-mata do Paulistão. Já o São Paulo, não só somou mais um ponto ao seu ativo, como garantiu sua vaga na fase de matas-mata do campeonato (tudo indica, vai pegar o Novorizontino, em um jogo só, na próxima fase do Estadual).
Com a vaga garantida, Zubeldía diminuiu a pressão sobre ele e garantiu o cargo por mais algum tempo. Já Abel, desgastou-se em mais um jogo, foi vaiado pela torcida e pode até cair fora do campeonato antes de sua fase mais importante. Algo que, antes do jogo, não dava para ninguém prever.
SANTOS DESENCANTA COM NEYMAR
Enquanto Palmeiras e São Paulo empataram no Allianz Parque, o Santos conseguiu, finalmente, vencer um jogo. O Peixão ao fez 3 a 1 no Água Santa, em Vila Belmiro, pela décima rodada do Paulistão 2025. Neymar fez seu primeiro gol neste retorno ao Santos. Foi um gol de penalti, que ele mesmo sofreu e com categoria ele cobrou.
A exibição do astro santista, no entanto, não foi nada de excepcional. Ainda falta muito para Neymar desequilibrar um jogo como fazia no passado. A cada partida, ele cresce um pouco fisicamente. Mas, na parte técnica, ele ainda está longe do que pode fazer.
Além disso, não dá para analisar a qualidade do futebol dele ou do próprio Santos com base num jogo em que o adversário foi o fragilíssimo Água Santa, o pior time do campeonato e um dos mais sérios candidatos ao rebaixamento. Diante disso, vamos aguardar mais um pouco para dizer realmente em que nível estão Santos e Neymar.
PEIXE NA LIDERANÇA
Importante neste jogo, foi que o Peixe assumiu a liderança do seu grupo e deu um passo importante rumo a classificação para a fase de matas-mata. A vaga na próxima fase ainda não está garantida, mas o Peixe já se colocou como um dos mais prováveis classificados para a fase seguinte do Paulistão.
Uma fase em que, se conseguir a vaga, terá pela frente Guarani, Red Bull Bragantino ou Portuguesa de Desportos. O adversário mais difícil seria o Bugre, de Campinas, que vem jogando um bom futebol nesta fase de grupos do campeonato.
A décima primeira rodada já será disputada neste meio de semana. O Santos terá pela frente o Noroeste, de Bauru, que pertence ao Grupo C e soma até esse momento sete pontos em seu ativo. O Santos, no Grupo B, tem 12.